4 dicas que ajudarão a reduzir as faltas nas clínicas odontológicas

24/05/2019

As faltas nas clínicas odontológicas representam um problema enfrentado por boa parte dos dentistas empreendedores. Essa situação é bastante grave, pois perde-se dinheiro quando um paciente marca uma consulta ou procedimento e não comparece.

Pior ainda é quando outras pessoas tinham demonstrado interesse em agendar uma consulta com você, mas, por estar com a agenda cheia, não foi possível aceitar a demanda. Assim, deixa-se de lucrar duas vezes!

É por isso que se deve buscar meios para reduzir as faltas nas clínicas odontológicas e nós temos algumas dicas para isso. Veja!

1. Confirme as consultas por, pelo menos, dois meios de comunicação

Boa parte das faltas nas clínicas odontológicas não ocorre por má fé dos pacientes, mas, sim, por esquecimento. A maioria das pessoas tem rotinas corridas e precisa executar muitas atividades no dia a dia, podendo simplesmente esquecer que tinha marcado hora no dentista. Isso é mais comum do que se imagina em um primeiro momento!

Assim sendo, convém que você confirme as suas consultas no dia anterior, utilizando, pelo menos, dois meios de comunicação, como o e-mail e o SMS. De tal forma, você aumenta as chances de o paciente visualizar a mensagem.

2. Automatize as confirmações

Assim como os pacientes podem esquecer as consultas, pode ser que as secretárias esqueçam-se de enviar as mensagens de confirmação, pois elas também têm muito trabalho para fazer no consultório.

Por conta disso, uma boa maneira de garantir que as confirmações de consultas serão enviadas é automatizando-as. Hoje em dia, existem softwares que realizam esse tipo de trabalho.

3. Faça o paciente se comprometer

Os pacientes precisam ter consciência de que eles também têm responsabilidade com os tratamentos que estão fazendo. Uma pessoa que inicia o uso de aparelho ortodôntico, por exemplo, precisa entender que deverá ir mensalmente ao consultório para fazer a manutenção.

Tudo isso deve ser muito bem explicado aos pacientes, para que eles tenham ciência do papel que devem executar e da responsabilidade que têm.

4. Cobre as faltas e os atrasos

Cobrar as faltas e atrasos é uma maneira de fazer com que as pessoas não tenham esse tipo de atitude em sua clínica. Você pode, por exemplo, solicitar o valor total das consultas que foram agendadas e às quais o paciente não compareceu. Já os atrasos podem ser penalizar com uma multa, depois de ocorrerem mais de três vezes sem uma justificativa, por exemplo.

Crie essas regras e explique-as para os seus pacientes. Também convém deixar tudo isso registrado em cartazes, que podem ser colados em murais, na recepção da clínica.

Se você seguir essas dicas, temos a certeza de que conseguirá reduzir muito as faltas nas clínicas odontológicas. Por isso, coloque-as em prática o quanto antes, pois esse tipo de atividade reduz o seu tempo ocioso e aumenta a sua lucratividade.

Este material foi útil para você? Que tal, então, compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, os seus colegas dentistas também poderão aplicar as suas dicas em seus consultórios e todos saem ganhando!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado