Corrigir o sorriso é o sonho de muitas pessoas. No entanto, há quem não se adapte ao sorriso metálico ou aqueles não querem comprometer a estética durante o tratamento. A solução, nesses casos, pode ser o aparelho invisível, também conhecido como alinhador estético.
Nunca ouviu falar sobre o aparelho do futuro? Fique tranquilo! Separamos aqui as principais questões que envolvem o tratamento com alinhadores invisíveis, para você se sentir seguro na hora de escolher o seu tratamento.
O que é o aparelho invisível?
Os alinhadores são moldeiras feitas de poliuretano “premium”, elaboradas exclusivamente para cada paciente. As peças são desenvolvidas em um software. Então, as moldeiras são produzidas e enviadas para a clínica, para que o profissional faça os ajustes com o paciente.
Quando é indicado?
Os alinhadores oferecem solução para uma ampla variedade de más oclusões. O tratamento com alinhadores invisíveis é recomendado em casos de de mordida cruzada ou topo a topo, overject excessivo e apinhamento. Também para quem tem diastema , mordida aberta ou profunda ou desvio da linha média.
Como o aparelho invisível corrige os dentes?
Antes mesmo de começar o tratamento, o paciente já consegue ver como ficará o sorriso corrigido. Isso porque durante a primeira etapa, chamada de planejamento, o dentista vai escanear a boca do paciente. Após isso, serão confeccionadas as moldeiras responsáveis pelas movimentações dentárias.
Cada peça tem, em média, dois milímetros de espessura e a quantidade delas vai depender da necessidade de movimentação identificada pelo dentista. Cada par de moldeiras deve ser usada de 20 a 22 horas por dia.
Qual o principal diferencial?
A estética e o conforto são as características que diferenciam o tratamento com alinhadores invisíveis. Portanto, as moldeiras transparentes o deixam praticamente imperceptível. Acima de tudo, a possibilidade de retirar as peças facilita a alimentação e a higiene.
Requer algum cuidado específico?
A única orientação é lavar o aparelho invisível em água corrente. Não pode ser quente ou morna, para evitar distorções na moldeira. Além disso, é importante guardá-lo em lugar adequado quando não estiver usando.