Os alinhadores invisíveis são uma ótima opção para aqueles que querem um tratamento ortodôntico super discreto, sem sorriso metálico e fios arranhando a boca. São alinhadores transparentes, que movimentam os dentes, sem dor. Eles podem ser removidos para comer, escovar os dentes ou em alguma ocasião muito importante.
O tratamento com alinhadores invisíveis usa os mesmos princípios de movimentação dos aparelhos tradicionais. No entanto, usa o controle de forças e previsibilidade de movimentos e tempo de maneira inédita, graças a uma tecnologia promovida pela ClearCorrect. Para potencializar o tratamento, tanto em resultado quanto em tempo, existem alguns truques. Veja:
Leia mais: Alimentação com os alinhadores estéticos: como é feita?
Uso dos alinhadores invisíveis deve ser de pelo menos 22 horas por dia
Os alinhadores só vão funcionar se o paciente usar os alinhadores durante praticamente todo o dia. Caso contrário, é menos provável que tenha resultados rápidos e positivos.
A regra das 48 horas
A regra de usar os alinhadores o máximo possível deve acontecer, principalmente, nas primeiras 48 horas. Isso porque pesquisas demonstraram que o tratamento tem maior efetividade durante os dois primeiros dias.
Troca de alinhadores na ordem e na época certa
O tempo certo para trocar os alinhadores varia entre uma e duas semanas. O importante é que o próximo alinhador se encaixe perfeitamente nos dentes.
Uso do fio dental deve acontecer todos os dias
Com os alinhadores, escovar os dentes e usar fio dental é ainda mais importante. O motivo é que os alinhadores evitam que a saliva faça o trabalho de limpeza dos dentes. Por isso, antes de colocar o alinhador, é necessário ter certeza de que os dentes estão totalmente limpos, evitando o aparecimento de cáries.
Alimentação saudável é uma obrigação
Beber muita água é a regra. Assim como com outros aparelhos, a boca vai perceber que há algo diferente ali. Por isso, aumenta significativamente a produção de saliva, o que pode ocasionar desidratação. De resto, é importante manter uma alimentação saudável, com frutas e pouca ingestão de açúcar. Se houver alguma restrição específica para o paciente, o dentista vai orientar.
Cuidado com os alinhadores
A melhor maneira de limpar os alinhadores é com água e sabão antibacteriano. Quando estiverem fora da boca, devem ser guardados em lugar seguro e limpo.