Atualmente existem diversos tipos de procedimentos para o alinhamento dentário dos pacientes que possam vir a ter essa necessidade. Mas, muitos acabam protelando a decisão por não gostarem do “sorriso metálico”, comum aos aparelhos ortodônticos tradicionais. Uma alternativa à essa técnica é o alinhador estético. Portanto, vamos conhecer as principais curiosidades sobre eles?
O que é o alinhador estético?
O alinhador é uma das novidades que a modernidade trouxe ao setor odontológico. Sem a necessidade do uso de braquetes e elásticos, eles são colocados sobre os dentes e podem (e devem) ser usados durante todo o dia, por cerca de 20 horas. Eles movem os dentes, da mesma forma que um aparelho tradicional faria. Em suma, a diferença é o visual: por ser transparente, ele é muito mais discreto.
Do que ele é feito?
Os alinhadores são personalizados para cada paciente, atendendo suas necessidades específicas. Moldados em poliuretano premium, oferece os mesmos benefícios dos aparelhos tradicionais e por não conter braquetes ou fios metálicos, diminuem a necessidade de visitas urgentes ao ortodontista e as manutenções são feitas em períodos bem mais espaçados. Além disso, o tratamento é mais curto e previsível.
Processo
Na primeira consulta, o profissional identifica as necessidades do paciente e aponta as devidas correções dentárias. Após a realização da moldagem e do escaneamento do sorriso, são dados os primeiros passos para a confecção dos primeiros alinhadores. Cerca de duas vezes ao mês, o paciente recebe um novo conjunto de moldeiras, até que os dentes voltem para a posição correta.
Uma ou mais alternativas de tratamento ortodôntico poderão ser simuladas para que o paciente compreenda o que está sendo proposto e perceba se encaixa com o que ele deseja. Além disso, ao longo do tempo, as placas deslocam os dentes do paciente na direção desejada.
Portanto, além de enxergar o resultado final, é possível também observar como será a sequência de movimentação dentária ao longo do tratamento. O processo todo é praticamente indolor.
Higiene
A higiene bucal é uma etapa importante do processo e deve ser respeitada como é usualmente. Os alinhadores, por serem removíveis, proporcionam facilidade na hora da higienização. Escovas com cerdas macias, pasta de dente e fio dental precisam fazer parte da sua rotina. Portanto, siga à risca as recomendações do seu dentista para que seu tratamento seja um sucesso.
Onde encontrar?
Consulte nossa equipe e descubra a clínica mais próxima de você que possui os alinhadores estéticos!