Análise SWOT para Clínicas Odontológicas: como usar a ferramenta

16/06/2020

Análise SWOT para Clínicas Odontológicas

SWOT é a “sigla” das palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam respectivamente: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Também é conhecida por FOFA – iniciais em português. Acima de tudo, a ferramenta tem como objetivo realizar uma análise profunda sobre a empresa. No texto a seguir, vamos entender a importância da análise SWOT para clínicas odontológicas e consultórios.

Para entendê-la, é preciso destacar sua importância. Em outras palavras, ela examina o cenário de atuação e permite uma maior clareza para o planejamento estratégico.

Exemplo de Análise Swot para Clínicas Odontológicas

Como aplicar a análise SWOT?

A matriz é dividida essencialmente em duas partes: ambiente Interno (onde você listará os pontos fracos e fortes de sua clínica ou consultório); e ambiente externo (onde estão as ameaças e oportunidades). Com a pandemia do Coronavírus ativa, essa situação pode ser considerada tanto uma oportunidade quanto uma ameaça. Portanto, é importante levar isso em consideração quando escrever sua análise SWOT.

  1. Ambiente Interno: É a gama que reúne aspectos como: Recursos Humanos, financeiros e físicos. Nesse ambiente, é possível identificar seus pontos fortes (correspondentes aos recursos e capacidades, que se transformam em uma vantagem competitiva para a clínica em relação aos seus concorrentes). Por outro lado, também devem ser observados os pontos fracos (que são as deficiências que a clínica ou consultório apresenta em comparação com seus concorrentes).
  2. Ambiente Externo: Em suma, ele é composto por fatores extra clínica ou consultório. Devem ser levados em conta os que têm influência direta e indireta pelo desempenho do negócio, como, por exemplo: política, saúde, economia, fornecedores e demografia. Assim, você pode corrigir possíveis deficiências do seu negócio.

Exemplo de análise SWOT para Clínicas Odontológicas

FORÇAS (Strengths)

  • Atendimento humanizado
  • Boa infraestrutura para atendimento
  • Atender todas as especialidades
  • Agenda com horários flexíveis para atendimentos

FRAQUEZAS (Weaknesses)

  • Atraso de profissionais
  • Equipe desfocada
  • Falta de Gestão e Marketing
  • Comunicação com os pacientes falha

OPORTUNIDADES (Opportunities)

  • Crescimento da parcela da população com acesso a serviços de saúde
  • Uma publicidade mais abrangente aumentaria o conhecimento e aproximaria os pacientes;
  • Aumento da possibilidade de financiamento
  • Oferecer atendimento diferenciado devido à Covid-19

AMEAÇAS (Threats)

  • Baixos investimentos em melhorias
  • Pouco empenho dos sócios da empresa em alterar o atendimento
  • Coronavírus pode diminuir os atendimentos

Invista na análise SWOT para fortalecer seu negócio

Viu como é fácil aplicar a ferramenta? Portanto, é fundamental estimular o entendimento que a análise SWOT proporciona, principalmente em tempos de crise. Assim, você pode identificar seus pontos fracos e melhorá-los, assim como trazer os diferenciais do negócio aos seus pacientes. 

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