O atendimento por WhatsApp é a nova arma do marketing de relacionamento. Já passou o tempo em que a recepcionista do consultório precisava anotar consultas na agenda de papel. Afinal, com o avanço da tecnologia, várias ferramentas surgiram para facilitar o serviço. Uma delas é WhatsApp, que pode melhorar a produtividade da equipe e a agilidade de atendimento.
Como utilizar o WhatsApp para atendimento
Você já deve ter ouvido falar no WhatsApp Business, certo? O aplicativo é uma das melhores escolhas para você se comunicar via mensagens. Isso porque, além de ser totalmente gratuito, ele tem por objetivo melhorar a conexão das empresas com os clientes.
Portanto, o aplicativo foi desenvolvido com funcionalidades para empreendedores. Assim, separado das Pessoas Físicas, ele otimiza contatos e traz ferramentas exclusivas. Veja algumas delas:
Mapa com a localização da clínica
Cadastro de produtos ou serviços
Mensagens automáticas
Cadastro do horário de atendimento
Mensagens de ausência e seja bem-vindo (a)
Postura de respostas no Aplicativo
O WhatsApp é uma ferramenta para auxiliar no atendimento, logo, é preciso que a pessoa responsável por ele seja cordial e atenta. Algumas atitudes podem gerar incômodo ao paciente e provocar uma impressão negativa.
Sendo assim, na hora de elaborar as mensagens, fique atento para questões, como:
Não deixe os pacientes sem resposta;
Cuidado na hora de utilizar emojis, gifs e figurinhas
Cuidado para não ser invasivo
Fuja do compartilhamento de correntes e postagens virais
Com toda a certeza, implantar o atendimento por WhatsApp é uma forma de simplificar e manter um relacionamento próximo com o seu público. Portanto, use a ferramenta com sabedoria. Assim, nada de enviar mensagens fora do horário comercial, abusar dos áudios e usar linguagem coloquial. Lembre-se que, mesmo com o WhatsApp, é preciso manter uma boa relação com quem procura sua empresa.
Métricas
O aplicativo rastreia algumas estatísticas de mensagens. Elas oferecem dados para analisar quantas conversas são enviadas, lidas e recebidas. Assim, outra vantagem dos usuários do WhatsApp Business é que eles podem organizar as conversas com etiquetas coloridas. Desta forma, é possível categorizar mensagens mais urgentes ou pedidos preferenciais. Além disso, é possível identificar seus contatos mais rapidamente. Isso permite uma triagem mais eficiente das conversas.
O usuário da conta pode também criar etiquetas com os temas que desejar, de acordo com as demandas do seu negócio. Em outras palavras, pode você poderá organizar os contatos por especialidade, por exemplo.
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