Aumentar a lucratividade do consultório: Conheça esta estratégia para alavancar suas vendas
O Ponto de Venda (PDV) nada mais é do que uma estratégia de marketing. Ela é utilizada por empresas para incentivar clientes. No caso de clínicas e consultórios odontológicos, pacientes em potencial. Tem como foco, a venda de produtos ou serviços. Assim, quando esses são impactados pela ação, têm a possibilidade de trazer uma boa experiência.
O PDV é essencialmente comercial. Ou seja, ele pode ajudar na alavancagem das vendas e no fortalecimento da imagem do seu negócio. Atualmente, os PDV´s são verdadeiros templos de marcas. Neles, é possível ter a experiência de compra, atendimento ou usabilidade, que é refletida em satisfação.
Como criar um PDV eficiente?
O item essencial para aumentar a lucratividade do seu consultório é um atendimento personalizado e preciso. Com colaboradores bem treinados em seu PDV, é possível demonstrar as vantagens de pacotes oferecidos, permitindo aumentar o valor do ticket médio.
Para aproveitar os benefícios da ferramenta, o primeiro passo é a escolha do local. Os PDVS normalmente são estruturas simples e modulares, que ocupam menos espaço. Por exemplo, um banner ou totem com flyers em sua recepção ou na entrada da clínica podem ser itens interessantes.
Vale lembrar que o atendimento dos colaboradores é fundamental para tirar dúvidas dos pacientes sobre o que está ofertado nos itens de PDV. Por isso, invista em treinamentos e capacitações para seus funcionários. Assim, você garante que eles estejam preparados para realizar as vendas necessárias para o sucesso do negócio.
É importante ressaltar que para clínicas e consultórios odontológicos, a divulgação dos serviços deve observar alguns critérios. Analise bem as normas do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e invista na estratégia escolhida. Um exemplo de PDV é o externo, que contempla bancas de jornais patrocinadas com banners, além de outdoor e placas em locais específicos de uma cidade ou bairro. O importante é que a localidade faça sentido com seu público-alvo.
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Dica para um PDV de Sucesso
É preciso analisar bem as demandas e atender ao máximo os pacientes em potencial. Tire dúvidas e mostre as vantagens de realizar os serviços na sua clínica, ao invés de fazê-lo procurar atendimento no concorrente.
O PDV deve dar resultados, afinal, ele gera custos. Se você não conseguir alavancar suas vendas, o investimento deixa de ter sentido. Por isso, uma comunicação clara é primordial. Assim, deixe claro os serviços que oferece, endereço e telefone para atendimento. Uma opção interessante é o uso de um QRCODE para direcionamento ao seu site ou página em redes sociais.
O investimento em PDVs pode fazer muita diferença nas vendas de sua clínica ou consultório. Afinal, ele permite aumentar a lucratividade através da atração de pessoas interessadas em algum procedimento odontológico. Que tal pensar nessa ação para os próximos meses?