Aumentar o lucro do consultório odontológico é o objetivo de qualquer profissional, mas parece uma tarefa complexa. Atente para cuidados essenciais, como as finanças, a limpeza e, é claro, a organização. Mas, com foco e boas táticas, é possível ter sucesso!
Quer saber quais são as principais táticas, dicas importantes e itens que não podem faltar no seu consultório para ele ser bem sucedido e lucrativo? Continue a leitura e confira o nosso guia completo!
1. Invista em uma franquia
A não ser que você já seja um profissional renomado, é difícil conseguir uma boa reputação em pouco tempo. Por isso, além de contar com a sua própria competência, você pode associar-se a uma marca já estabelecida no mercado.
Ser um franqueado é uma forma de aumentar o lucro do consultório, pois a franquia adquire materiais e investe em marketing por todas as unidades, o que também gera economia.
2. Reduza gastos para ter lucro no consultório odontológico
Para reduzir gastos, controle todas as saídas do consultório. Avalie quais gastos otimizar, quais cortar, e se há algum gasto que está consumindo uma quantidade desnecessária de dinheiro.
Até mesmo algumas medidas simples fazem a diferença, como substituir todas as lâmpadas do consultório por lâmpadas de LED, que são muito mais duradouras e econômicas.
3. Incentive o boca a boca
O marketing espontâneo feito pelos seus pacientes é a melhor forma de convencer novas pessoas a conhecerem seu consultório. Por isso, além de atendê-los muito bem para que eles queiram recomendar seu serviço, crie incentivos para isso.
Dar descontos para pacientes que trazem familiares e amigos é, da mesma forma, uma excelente forma de fidelizar os clientes que você já tem e atrair novos, o que certamente aumentará o lucro do consultório.
4. Invista na humanização
O atendimento humanizado consiste em atender cada paciente de forma personalizada e atenciosa, procurando resolver seus problemas da forma mais efetiva e fazer um acompanhamento adequado após os procedimentos.
Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista, por isso, atenda de forma humanizada. Isso faz com que o paciente se sinta tranquilo e valorizado.
5. Treine sua equipe
De nada adianta ser um excelente profissional e não contar com um bom atendimento nas demais etapas, não é mesmo? Por isso, recepcionista, assistentes e todos que trabalham com você devem ser preparados para lidar bem com qualquer situação.
Oferecer treinos e workshops para que o desempenho da sua equipe seja melhor é fundamental para garantir um atendimento excelente desde o agendamento até após a consulta.
6. Proporcione um bom ambiente
Um ambiente bonito, limpo e agradável é fundamental para manter seus clientes felizes e causar uma boa impressão naqueles que se consultarem pela primeira vez. Uma sala de espera confortável, com uma boa iluminação e bem ventilada, muitas vezes, é um diferencial. Ofereça água, café etc., e invista em uma decoração neutra, mas sem ser desinteressante.
A verdade é que é difícil aumentar seus lucros sem, primeiro, fazer um investimento financeiro, mas deve-se escolher bem em que investir. Assim também, não é necessário criar um ambiente de luxo — basta ter uma infraestrutura que seja agradável e funcional.
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