O planejamento estratégico da clínica odontológica é o documento fundamental para o bom desenvolvimento do negócio. Afinal, para alcançar os objetivos da empresa, é necessário estipular métodos de gerenciamento concretos e eficientes. O planejamento, nesse sentido, constitui o meio pelo qual o seu negócio poderá rever a atual gestão dos recursos, vislumbrar metas e preparar-se para futuras demandas.
Pensando na importância dessa ferramenta para o sucesso de uma clínica odontológica, elencamos alguns esclarecimentos sobre o planejamento estratégico, além de dicas para a sua elaboração. Não deixe de conferir!
Qual a importância do planejamento estratégico para uma clínica odontológica?
O planejamento estratégico tem como função auxiliar o gestor a lidar com demandas em curto, médio e longo prazo. Sua elaboração permite visualizar o cenário atual com nitidez.
A partir da análise sobre a realidade do negócio, o gestor consegue identificar qual é o caminho mais seguro a ser traçado até o objetivo maior da empresa. Por essa razão, inúmeros benefícios decorrem da estruturação desse documento. Confira alguns deles!
Clareza dos objetivos
Um dos benefícios do planejamento estratégico da clínica odontológica é a possibilidade de, por meio dele, tornar claros os valores e os objetivos do negócio.
A clareza permite alinhar os colaboradores, que conhecerão os princípios pelos quais devem zelar no dia a dia. Dessa forma, além de contribuir para a coerência no atendimento, será possível padronizar procedimentos importantes.
Estabilidade financeira
Por vezes, uma clínica odontológica não consegue se sustentar por conta da má administração dos riscos. A longevidade do negócio, entretanto, está diretamente relacionada à capacidade que a empresa tem de verificar falhas, corrigi-las e prevenir desequilíbrios semelhantes. O planejamento, nesse sentido, constitui um importante instrumento para a gestão adequada, a solidez e a segurança financeira do negócio.
Controle da gestão
Uma vez que o gestor consegue definir prazos, objetivos e ações concretas, torna-se mais fácil o controle sobre a clínica odontológica. Isso porque estabelecer parâmetros permite melhor avaliar o desempenho da equipe, a correta destinação e distribuição dos recursos e a produtividade dos setores.
Aumento da rentabilidade
O planejamento financeiro também permite visualizar, de maneira mais clara, as oportunidades para a clínica odontológica. Ao vislumbrar o futuro, tendo em vista a realidade do negócio, será possível visualizar e tornar concretas as ações que refletem no aumento da rentabilidade da empresa.
O que deve ser abordado na elaboração do planejamento estratégico?
Missão
O termo missão está ligado à ideia de propósito maior. Isso quer dizer que, de alguma maneira, a clínica zela por algo que ultrapassa a destinação econômica. É importante saber identificar as razões e os motivos pelos quais o negócio existe para, só então, fundamentar as diretrizes no planejamento.
Visão e valores
Visão é, de maneira resumida, o “local” onde a empresa deseja chegar tendo em vista a sua razão de existência. O conceito pode ser mais bem definido por um sonho ou por um desejo de realização coletivo.
Valores, por outro lado, são princípios que você considera ideais para serem adotados no dia a dia da instituição e que guiam os seus objetivos. Definir a visão e os valores da clínica é igualmente essencial para estruturar uma base ética para a sua empresa.
Objetivos concretos
A reflexão sobre a base ética da sua empresa, apesar de importante, precisa refletir ações concretas. Para tanto, defina objetivos palpáveis que o seu negócio deseja alcançar. Esse é o momento de colocar no papel metas de curto, médio e longo prazo.
Estratégia
Para que os objetivos sejam efetivos na prática e rendam bons frutos, é necessário definir um caminho para alcançá-los. Por isso, com base em dados e indicadores, estabeleça métodos claros de gestão, além de ações a serem realizadas pela equipe.
Automatizar processos, redistribuir a equipe e investir em marketing são apenas algumas das medidas que podem ser estruturadas no seu plano de ação.
Quais cuidados são necessários para o planejamento?
Análise do mercado
A sua empresa se relaciona constantemente com o mercado consumidor. Por esse motivo, além de examinar o cenário interno da instituição, é indispensável observar elementos externos.
Ao analisar as organizações concorrentes, por exemplo, você saberá identificar qual diferencial mais atrai o paciente e o que ele busca. Nesse sentido, também é importante conhecer as características do cliente e suas necessidades. Isso permite entender quais demandas precisam ser supridas por meio do planejamento.
Coleta de dados
A coleta de dados é de extrema importância para verificar se o planejamento estratégico elaborado está, de fato, sendo implementado. Vale lembrar que o documento é apenas um guia.
Para que ele traga resultados, é necessário o empenho de toda a equipe nas ações desenvolvidas. Portanto, defina métricas e indicadores de desempenho para, periodicamente, avaliar os avanços e o sucesso nas metas.
Definição de objetivos
Os objetivos definidos podem, por vezes, demorar para serem atingidos — é possível que algumas metas da clínica exijam anos de dedicação. Por esse motivo, é recomendável definir objetivos aos poucos e conforme as condições físicas e financeiras do negócio.
Isso não quer dizer que você não deva realizar planejamentos em longo prazo. Significa apenas que, para defini-los, é preciso ter a consciência de que os passos até o objetivo devem ser lentos e seguros.
Acompanhamento do desempenho
É possível que, em algum momento, você perceba que determinada estratégia elaborada, apesar de colocada em prática, não é adequada para alcançar o objetivo. Por isso, além de monitorar o rendimento da equipe, verifique se é necessário realizar alguma mudança no plano inicial.
A dica é, ao elaborar o planejamento, estipular medidas firmes e claras, mas com certa flexibilidade. Dessa forma, ao longo do tempo, as ações serão aprimoradas em direção ao objetivo da clínica.
O planejamento reflete muito no potencial de desenvolvimento de uma empresa. Isso porque, a partir da elaboração do documento, é possível visualizar falhas na gestão e verificar possibilidades de saneamento. Além disso, torna-se mais fácil identificar oportunidades para o negócio.
Apesar de benéfico, entretanto, elaborar um planejamento estratégico da clínica é uma tarefa difícil e que exige constante avaliação. Por esse motivo, abrir uma franquia odontológica pode ser uma ótima opção. Nesses casos, as diretrizes são pré-determinadas, facilitando o procedimento.
E então? Gostou do nosso artigo? Para saber mais sobre o assunto e verificar as possibilidades para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!