Empreendedorismo na crise: dicas para sair do vermelho

07/07/2020

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, diversos empresários começaram a ter dificuldade para manter o faturamento dos seus negócios. Afinal, todos os estados brasileiros adotaram medidas de isolamento social e de fechamento de setores, o que acarretou na diminuição das vendas e contratações de produtos e serviços. Assim, manter o empreendedorismo na crise se torna fundamental para definir o futuro do negócio.

Adaptação ao novo cenário e a importância de manter o empreendedorismo na crise

Sabe-se o quanto é difícil investir em ações de expansão e crescimento durante uma crise tão acentuada como a que vive o país. Todos os setores do mercado acabaram por sentir, em menor ou maior escala, as consequências da pandemia.

Porém, é importante centralizar as ideias neste momento e elaborar planejamentos. Afinal, uma das garantias para que o negócio siga funcionando é de que todos estejam bem. Para isso, as recomendações do Ministério da Saúde devem ser seguidas à risca e, ainda, podem ajudar o empreendedor neste momento difícil:

Home Office

Com o fechamento de lojas, consultórios e demais negócios, o Home Office se tornou uma opção. Com isso, é possível economizar com o pagamento de Vale Transporte, por exemplo. Porém, é importante entender os direitos e deveres de cada uma das partes. Assim, evitam-se problemas futuros.

Invista em canais de comunicação alternativos

Manter contato com seus clientes é fundamental. Caso você faça parte de um dos serviços categorizados como essenciais, lembre-os de que está funcionando. E o mais importante: que está respeitando as orientações de distanciamento social, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel em seu ambiente de trabalho.

Caso esteja fechado, não deixe de informar outras formas de contato, atualizações sobre a abertura do negócio e também com perguntas mais simples, que envolvem a saúde do seu cliente. Afinal, manter o relacionamento entre vocês pode ser uma ótima forma de estimular o relacionamento após a pandemia.

Use e abuse do Facebook, Google Meet, Instagram, WhatsApp e Telegram, por exemplo. Essas plataformas permitem uma série de customizações e facilidades aos negócios.

Estimule o pagamento antecipado por meios digitais

Canais como PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outros, facilitam o pagamento on-line. Que tal oferecer alguma condição especial para quem fechar uma compra durante esse período? Dê a opção de marcar o serviço e a retirada para quando a Prefeitura ou Governo do município ou estado permitir a reabertura do negócio.

Outra alternativa é investir no delivery para garantir a entrega de produtos, assim diminuindo a quantidade de pessoas envolvidas na operação.

Negocie com fornecedores

Tem boletos para vencer ou dívidas a honrar neste período? Confira com seus fornecedores se eles estão disponibilizando alguma condição de pagamento especial durante a pandemia. Assim, você mantém em dia seus compromissos sem comprometer o orçamento disponível. Portanto, todo mundo sai ganhando!

Conheça linhas de crédito para enfrentamento da pandemia

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vem monitorando as notícias e as ações das Instituições Financeiras em todo país, a fim de trazer informações relevantes para o enfrentamento dos efeitos da crise. Para isso, criaram um documento que reúne as principais linhas de crédito criadas para que os empresários consultem e mantenham o empreendedorismo na crise em alta!

Para conferir os principais bancos, taxas de juros e demais dados para a contratação dos empréstimos, basta clicar aqui!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado