Empréstimo para adquirir franquia, vale a pena? Antes de tomar a decisão de obter uma franquia, é preciso analisar a saúde econômica e financeira da Rede e também das suas finanças pessoais. Afinal, você precisa ter a certeza de que o negócio que escolheu é seguro e rentável, né?
De antemão, a primeira etapa antes do início de qualquer negócio é o planejamento, seja ele uma franquia ou um negócio próprio. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas de como avaliar se um empréstimo vale a pena para o seu novo negócio!
Empréstimo para adquirir franquia: como avaliar o investimento?
Um dos maiores desafios de quem deseja se tornar empresário, é conseguir o capital necessário para abrir o próprio negócio. Para tranquilizar você nessa tarefa, confira abaixo dicas de onde e como obter um bom financiamento para o seu negócio.
Atualmente, no mercado existe uma gama de possibilidades para empréstimos, sejam privadas ou, até mesmo, públicas. Contudo, antes de recorrer à contratação de crédito, é aconselhável que você busque algumas opções menos arriscadas.
Em suma, uma boa opção é buscar o financiamento para abrir sua unidade com o próprio franqueador. Muitas marcas, como a Dental Arte, segmentam parte de seus recursos para incentivar a abertura de novas franquias. Desta forma, franqueador e franqueado dividem riscos e aumentam o grau de comprometimento para com o sucesso do negócio.
Sob o mesmo ponto de vista, a vantagem se dá a partir das taxas de juros, menores e com garantias menos rígidas. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, converse com seu franqueador sobre essa possibilidade!
Como saber se o investimento vale a pena?
O primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado para entender o comportamento da franquia. Outra dica importante é entrar em contato com associações de classe para entender mais sobre o mercado e condições de crédito (Associação Comercial, ABF, SEBRAE são algumas das opções).
Um dos maiores diferenciais da franquia é o suporte, que passa a acompanhá-lo desde o momento em que inicia no franchising e por todo tempo em que permanecer, auxiliando em todas as etapas. Força da marca, captação de clientes, marketing, sistemas de informação e muito mais, estes são os benefícios das principais franqueadoras. Mas vale lembrar que seja um negócio do zero ou um modelo de franquia, empreender é um trabalho que merece muita dedicação. Mais importante que isso, é um meio que precisa ter muito preparo e conhecimento.
Linhas específicas de financiamento para franquias
Além disso, há diversas linhas de crédito para franquias oferecidas por instituições públicas e privadas no Brasil, tais quais:
Caixa Econômica Federal: Programa Caixa Franquias
Banco do Brasil: BB Franquias
Santander: Santander Negócios & Empresas
BNDES
Por isso, estude com calma o mercado e veja suas opções. E, não esqueça de procurar redes de franquias sérias e com know-how, a fim de facilitar sua decisão!
Quer saber mais? Então, clique aqui e fale com um de nossos consultores!
Se preferir, deixe seu contato! Nós enviaremos, em breve, uma mensagem!