Endomarketing na odontologia
Endomarketing é uma sequência de ações bem sucedidas com foco no treinamento, proatividade e motivação da equipe. Esses fatores, como resultado, impactam positivamente no atendimento e podem aumentar a lucratividade do negócio. Portanto, uma boa estratégia de endomarketing pode alavancar a venda por indicação da sua clínica ou consultório odontológico.
O que é Endomarketing?
Em outras palavras, ele é caracterizado por ser o marketing voltado para dentro do negócio. É uma ferramenta de estratégia organizacional, que promove, dessa maneira, a motivação dos colaboradores para cumprimento de metas, afazeres e padrões. Assim, vale destacar que a gestão de Recursos Humanos é fundamental para o desenvolvimento sadio desta estratégia.
A satisfação no ambiente de trabalho pode impactar em alguns fatores. São eles: a produtividade e cordialidade da equipe, no atendimento interno e aos pacientes da clínica ou consultório. Em contrapartida, a insatisfação no trabalho também gera comportamentos e estes não são positivos ao negócio. Se um colaborador não está satisfeito com o que está sendo ofertado pela empresa, ele pode começar a negligenciar suas responsabilidades e, portanto, pecar nas tarefas diárias.
Como aplicar o Endomarketing?
Abaixo você confere dicas para montar um plano de atuação. Porém, cada empresa tem seu propósito, missão e valores. Assim, é fundamental entender que não há uma fórmula pronta. Confira:
1) Estabeleça rituais de comemoração. Leve seus colaboradores para um Happy Hour ao bater as metas. Marque um café da manhã com a equipe para uma conversa mais informal. E, não esqueça: comemore os aniversários do mês!
2) Divulgue constantemente, de forma planejada e segmentada, os indicadores da clínica. As informação deve ser compartilhada com todos para despertar o espírito de equipe.
3) Estabeleça parceria com outras empresas para beneficiar seus colaboradores. Por exemplo, que tal investir em ações de desconto em bares e restaurantes?
4) Esteja sempre disponível para negociar horários flexíveis que não inflijam no desenvolvimento de tarefas e metas.
5) Defina regras de Cultura Organizacional, como o uso de uniforme e crachá para todos os colaboradores, sem exceção.
6) Estimule a pontualidade dos colaboradores com bonificações por desempenho e punição aos atrasos.