Associar-se a uma franquia odontológica traz muitos benefícios para o seu negócio. Porém, para evitar surpresas, é importante conhecer quais os direitos e deveres de cada parte. A franquia é um modelo de negócio em que os associados pagam para utilizar o nome de uma marca já estabelecida no mercado.
Quer entender melhor a relação entre franqueadora e franqueado? É só continuar a leitura e conferir o guia que preparamos para você!
Quais os direitos do franqueado?
Na relação entre franqueadora e franqueado, o último recebe vários benefícios e cabe a ele manter a boa imagem da empresa, cumprindo as regras.
Contar com uma boa comunicação
O relacionamento da franqueadora inclui não somente os pacientes, mas também os franqueados. Por isso, é importante manter uma boa comunicação, garantindo estrutura e materiais necessários para operar. Além disso, é necessário lidar com o feedback do público.
Ficar livre de questões burocráticas
Quando uma clínica se associa a uma rede de franquias, a empresa franqueadora orienta sobre os procedimentos padronizados para tomar conta da relação com fornecedores, da contabilidade e do marketing das clínicas associadas.
Fazer parte de uma marca dinâmica
Cabe à franqueadora a responsabilidade de sempre melhorar a marca, agregando novos investimentos, fornecendo novos serviços e orientando a implantação dessas melhorias.
Receber suporte
A franqueadora deve estar sempre disponível para receber dúvidas e sugestões dos franqueados. Afinal, é do interesse de todos que a marca esteja sempre se aprimorando. Todos os problemas do franqueado devem ser solucionados com prioridade. Até porque a taxa de royalties é paga com esse propósito.
Quais os direitos da franqueadora?
O trabalho da franquia é liderar as unidades franqueadas rumo ao crescimento da rede. Isso beneficia a todos!
Exigir o mesmo padrão de todas as unidades
É importante para a imagem da rede, que todas as unidades tenham um atendimento igualmente satisfatório. Por isso, é preciso que o franqueado esteja sempre atento às necessidades do mercado, para que possa atendê-las com excelência.
Ter as suas regras respeitadas
As regras da franquia existem por um motivo: uniformizar a experiência dos clientes. Por isso, para uma boa relação entre franquia e franqueado, é importante que o segundo conheça todos os procedimentos obrigatórios exigidos pela empresa e sempre atenha-se a eles.
Ter a marca protegida pelos franqueados
O franqueado só tem a ganhar em agir de acordo com as regras da marca, pois agregará valor a ela. Por exemplo, o franqueado deve resolver rapidamente qualquer reclamação pontual referente à sua unidade, para que isso não impacte negativamente em toda a empresa.
Receber os royalties em dia
Além de gerar sérios problemas legais para o franqueado, o não pagamento ou o atraso no repasse dos royalties podem trazer grandes prejuízos para a empresa e para os demais franqueados. Afinal, é por meio do pagamento de royalties que a franqueadora pode operar e prestar todo o suporte necessário a seus associados.
Agora que você já sabe mais sobre os direitos de cada parte na relação entre franquia e franqueado, que tal conhecer as vantagens e desvantagens da franquia em relação ao consultório próprio? Confira!