As franquias odontológicas estão em alta e é fácil encontrá-las na maioria dos estados brasileiros. Isso porque cada vez mais profissionais têm optado por se associar a uma marca quando decidem abrir um consultório odontológico.
Se você está pensando em ser dono do seu próprio negócio mas não sabe se deve investir em franquias odontológicas ou utilizar a sua própria marca, não se preocupe! Essa é uma questão muito comum e preparamos este guia para ajudá-lo a decidir.
Continue a leitura e confira os principais prós e contras das franquias odontológicas e do consultório próprio!
Quais as vantagens das franquias odontológicas?
Garantia de reconhecimento no mercado
O mais difícil para qualquer profissional novo no mercado de trabalho é estabelecer seu nome e uma boa reputação. Isso leva um tempo e, até que aconteça, pode ser que seu número de clientes fiéis seja muito pequeno.
Ao optar pelas franquias odontológicas, você vai fazer parte de uma marca já conhecida pelo público. Isto é, já começa a sua carreira tendo uma reputação. Obviamente, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher entre todas as opções de franquias odontológicas. Opte por uma que tenha boa imagem, que atraia clientes para você ao invés de afastá-los.
Facilitação da administração
As franqueadoras cuidam da gestão, do marketing e das finanças das unidades franqueadas. Por isso, não é preciso preocupar-se com a administração, algo que chateia quem é dono do próprio negócio.
Isso significa que você pode focar no seu trabalho, sem ter que lidar com o gerenciamento financeiro do seu negócio. Isso gera uma boa economia, pois não será necessário contratar, à parte, um profissional especializado para administrar o empreendimento ou fazer o marketing.
Compra mais eficiente de materiais
Na odontologia, adquirir materiais descartáveis de qualidade é essencial para o conforto, a segurança e a satisfação do cliente. As franqueadoras adquirem o material de todas as unidades franqueadas de maneira padronizada e em lotes maiores.
Isso traz várias vantagens para o franqueado. Uma delas é não precisar se preocupar tanto com seu estoque de suprimentos. Além disso, o custo dos materiais acaba sendo menor. O motivo é o fato de que maioria dos fornecedores trabalha com um sistema de preços em que quanto maior a quantidade adquirida, melhor o preço unitário.
Quais as desvantagens da franquia odontológica?
Pagamento de royalties
Para que você possa utilizar o nome da marca junto a todos os benefícios (marketing unificado, gestão financeira feita pela própria franquia etc.), há um custo. Geralmente, paga-se um valor inicial, para se tornar franqueado, e uma porcentagem mensal de royalties.
O valor para fazer parte da franquia varia muito, dependendo somente do quanto a franquia é renomada e bem estabelecida no mercado. Já a porcentagem mensal fica sempre entre 5% a 10% dos lucros mensais.
Apesar desse ponto negativo, é importante ter em mente que, ao associar-se com uma marca já conhecida pelo público, você desfruta da reputação dela e as chances de isso aumentar seu faturamento mensal são muito grandes.
Além disso, esse valor de 5% a 10% dos lucros provavelmente teria que ser empregado em marketing e contadoria, serviços pelos quais você não precisa pagar quando conta com o suporte da franquia.
Quais as vantagens de abrir um consultório odontológico próprio?
Maior flexibilidade
Abrir um consultório odontológico com a sua própria marca traz vários desafios. No entanto, é uma boa ideia para pessoas que gostam de tomar suas próprias decisões e estar sempre no comando.
Por exemplo, se você quiser funcionar em um horário fora do convencional, poderá fazer essa mudança. Quem é franqueado, no entanto, precisará pedir autorização para a franquia.
Adaptação às demandas do mercado
Assim como ocorre com a flexibilização de horários, o profissional que abre um consultório odontológico próprio também tem mais liberdade para se adaptar às preferências do cliente.
Quando surge um novo serviço odontológico com grande procura, você pode oferecê-lo. Já os franqueados precisam esperar até que a empresa implante essa novidade em todas as unidades.
Da mesma forma, você também pode parar de oferecer um serviço que não tem mais procura.
Marketing personalizado
Se, por um lado, não precisar cuidar do próprio marketing pode ser um alívio, por outro, há quem prefira desenvolver estratégias personalizadas para a própria empresa. Essa escolha depende muito dos objetivos e do estilo de vida e de trabalho do dentista.
Os franqueados são proibidos de fazer marketing próprio, para que nenhuma unidade se beneficie mais que a outra. Isso é visto como engessamento do negócio por alguns profissionais.
Quais as desvantagens de abrir um consultório odontológico próprio?
Maior risco
No Brasil, um em cada quatro novos negócios fecha as portas antes de completar dois anos de funcionamento. Isso significa que abrir seu próprio negócio sem ter nenhum respaldo tem 25% de chances de acabar em prejuízo.
Quem abre uma franquia tem chances menores de fracasso, justamente por associar-se a uma marca já conhecida. Já ao abrir o próprio consultório, é preciso se esforçar muito mais para ter destaque em um mercado competitivo e em constante atualização.
Custos maiores
Apesar de não precisar pagar pelo franqueamento ou pelos royalties, os custos acabam sendo maiores em vários aspectos: com materiais, pois a quantidade comprada é inferior; com contabilidade, pois é preciso ter a ajuda de um profissional ao menos para calcular os impostos; e com marketing.
Qual a melhor opção?
Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens e dependem do perfil do profissional. Quem tem um perfil mais empreendedor e gosta de se dedicar a todos os aspectos do negócio se dará bem com a flexibilidade e liberdade de ter um consultório próprio.
Já aqueles que preferem enfrentar menos riscos e menos responsabilidades em áreas que não dominam se beneficiam muito de aderir a uma franquia.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens do franqueamento ao abrir um consultório odontológico, que tal entrar em contato conosco e conhecer melhor a nossa empresa?