Habilidades emocionais: o que são e como conquistá-las?

06/08/2021

Empreender é uma montanha-russa de emoções. É essa adrenalina, no entanto, que faz, cada dia mais, milhares se aventurarem nessa jornada. Flexibilidade de horário, não precisar “bater ponto”, e ver o negócio crescer através do esforço, é claro, são pontos fortíssimos do empreendedorismo. Para isso, é necessária uma série de competências técnicas, mas também é preciso ter habilidades emocionais. Assim, as chances de tudo funcionar como o esperado são maiores. 

Quando falamos em competências, no entanto, o comum é pensarmos em números e em gestão financeira. Essa, com toda a certeza, é parte essencial de qualquer negócio. Contudo, é preciso pensar em habilidades emocionais fundamentais para o sucesso da marca. Elas são as responsáveis por impedir que o empreendedor perca o rumo do negócio.

Em uma franquia odontológica, que trabalha com saúde e bem-estar, manter o pleno funcionamento emocional das equipes em dia é crucial para o sucesso. Neste artigo, confira as principais habilidades emocionais, elencadas pela Dental Arte, de um bom empreendedor e gestor. Além disso, saiba como conquistá-las.

5 Habilidades emocionais essenciais para o sucesso do negócio

 

1- Autoconfiança

Valorize seus pontos fortes e capacidades exclusivas. Isso porque, só assim, você conseguirá transmitir confiança para a sua equipe. Tenha humildade, mas nunca deixe de reconhecer seus feitos e os das pessoas que trabalham com você. Essa é, assim, a primeira habilidade emocional que você precisa investir.

Como buscar autoconfiança?

Experimente escrever em um pedaço de papel tudo de bom que você fez em um dia ou em uma semana. Pontue as ações que te deixaram orgulhosos. Pode ser um grande feito, ou apenas uma gentileza que você realizou sem esperar nada em troca. Seja bom para os outros e para você mesmo. Assim, você fica mais confiante e transmite essa ideia para os seus colaboradores. Busque sempre o seu melhor.

2- Autocontrole

Empreender pode ser uma montanha-russa de desafios. Mantenha, contudo, as emoções sob controle. Durante o seu trabalho, alguns problemas de rotina, ou mesmo inesperados, podem acontecer. É nessa hora que você mais precisa da habilidade emocional para buscar resoluções efetivas. Não se esqueça, dessa forma, que tudo tem uma resposta, você só precisa encontrá-la.

Como buscar autocontrole?

Toda vez que sentir-se muito estressado, respire fundo e não tome decisões importantes. Tente, assim, dar uma volta, espairecer. De mesmo modo,  converse sobre outros assuntos. Não abrace todas as tarefas do mundo, isso deixa sua mente sobrecarregada. Saiba, então, como delegar funções. 

3- Comunicação

A comunicação é uma habilidade emocional imprescindível em qualquer área da vida. Seja no trabalho, em casa, com os amigos, se comunique de forma clara e aceite colaborações. Além disso, escute com atenção sugestões, críticas e colaborações. Isso faz com que seus colaboradores te respeitem e saibam que podem contar com você.

Como melhorar a sua comunicação?

Existem várias formas de fazer isso. Uma delas, por exemplo, é treinar na frente do espelho. Pode parecer engraçado, mas essa é uma ótima forma de treinar a oratória. Além disso, busque sempre ser objetivo e claro, mas nunca rude. Lembre-se: Gentileza gera gentileza. Aprenda a escutar.

4- Empatia

Hoje em dia, muito se fala em empatia. Mas o que significa ser empático? Empatia é a capacidade de perceber o sentimento dos outros e de demonstrar interesse pelas expectativas e pelos receios da sua equipe.

Como ser mais empático?

Faça uma escuta ativa sobre o que estão lhe falando. Busque se colocar no lugar do outro. Pense em alguém muito feliz, com uma vida “maravilhosa”. Você consegue imaginar como seria ter aquela vida, não é? Agora, pense na situação contrária. Você consegue se colocar no lugar de alguém que está passando por problemas? Faça esse esforço. Assim, sua habilidade empática irá aumentar muito. 

5- Gestão de conflitos

A Capacidade para gerir os conflitos da empresa, focando sempre na solução, é fundamental. A vida humana é essencialmente conflituosa e no trabalho não é diferente. Existem opiniões diversas sobre qualquer assunto, o que pode ser extremamente saudável, mas, em alguns casos, pode causar atritos. Por isso, foque sempre em soluções. Não fique, portanto, remoendo os assuntos. Avance e supere os obstáculos.

Como solucionar conflitos?

Assuma uma postura resolutiva. Escute diversas opiniões e tente se manter imparcial. Faça reuniões curtas e com objetivo de resolver os atritos. 

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