Otimizar o negócio e tomar decisões a partir de uma base de dados sólida é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Gerir informações, maximizar a performance de processos, identificar oportunidades e riscos são tarefas fundamentais para minimizar perdas, diminuir gastos e aumentar lucros. Para isso, o Business Intelligence, ou simplesmente, BI, foi criado.
Ficou curioso (a)? O BI auxilia na captação de dados e na análise dessas informações de forma estratégica. Ou seja, é possível atuar na confecção de planos de ação e no direcionamento de campanhas de Marketing, por exemplo.
Mas como isso funciona? Acompanhe tudo em nosso artigo!
Business Intelligence: o que é?
Com o crescimento da utilização do meio digital e, proporcionalmente, do aumento dos dados gerados, a demanda por pessoas e ferramentas que consigam captar e interpretar essas informações cresceu. Por isso, o Business Intelligence surgiu.
O processo de tomada de decisão no negócio é algo muito delicado e que envolve uma série de fatores. Apesar da inteligência e da visão dos empreendedores, essas ações podem ser prejudicadas pela falta de dados e de interpretação. Portanto, o BI atua como uma parte fundamental do suporte, a partir de uma análise estruturada. Com a ajuda de ferramentas criadas especialmente para isso, é possível decodificar a avalanche de informações que recebemos todos os dias.
Impactos da LGPD no setor Odontológico: fique por dentro
Onde o Business Intelligence capta essas informações?
Na internet, basicamente tudo o que fazemos gera uma trilha de informações. Sites e aplicativos, por exemplo, possuem sistemas que coletam e processam diversos dados do usuário. Assim, a localização, dispositivos, idade, sexo e interesse dessas pessoas são rapidamente captados. Por isso, o BI recebe tudo isso e interpreta, gerando relatórios. Portanto, serve de base para a tomada de diversas decisões.
Imagine que você possui um site. Com as informações interpretadas pelo BI, você pode analisar informações sobre seu público e desenvolver serviços e conteúdos que os atendam da melhor maneira possível.
O que é possível ter com o Business Intelligence?
O BI permite mostrar dados e informações de forma mais clara. Ou seja, colaboradores que tenham esses conhecimentos, conseguem analisá-los e criar planos de ação. São quatro pilares para estruturar as funções do BI:
Coleta de dados: filtra as informações relevantes para o negócio
Organização: agrupa os dados, trazendo sentido a eles
Análise: identifica o que dá base às decisões
Ação: implanta as estratégias tiradas a partir dos dados
- As métricas e os indicadores de desemprenham auxiliam no monitoramento e no acompanhamento de resultados. Assim, essas informações são essenciais visto que auxiliam na compreensão de erros, acertos, possibilidades e riscos para qualquer tipo de negócio.
Quais são as ferramentas para captura de dados?
Hoje, cada site da web possui um sistema de armazenagem de dados. Assim, é possível saber informações e compreender as interações dos usuários com aquele endereço eletrônico. É possível, por exemplo, descobrir quais páginas são mais acessadas, o tempo de permanência em cada uma, o que foi visualizado e o que gerou mais interesse. Então, é possível tomar decisões mais assertivas sobre como vender e o que produzir de conteúdo para o seu público.
Atualmente, existem diversos softwares de apoio para essa análise. Entre eles, podemos citar:
Power BI: O aplicativo da Microsoft une facilidade e rapidez em uma só interface. Capaz de se relacionar com dezenas de planilhas e criar ligações, também é possível visualizar os dados de forma prática. Assim, a ferramenta produz gráficos, facilitando a identificação de diversas informações.
Tableau: Auxilia na leitura e organização de planilhas. Assim, seus recursos auxiliam na previsão de resultados.
Google Data Studio: Ferramenta do maior buscador da atualidade, nela é possível se conectar com as aplicações nativas do Google – como Sheets, Trends e AdWords. Assim, a alimentação do banco de dados é prática, criando gráficos interativos e totalmente personalizáveis.
Quer saber mais? A Dental Arte possui relatórios e gráficos exclusivos, que mostram tudo sobre o seu negócio. Então, agende agora mesmo sua reunião com um de nossos consultores!