Manual de franquia: conheça os principais tópicos!

02/12/2019

A franqueadora, na maioria das vezes, opta por estabelecer padrões para o desenvolvimento de processos e a gestão do estabelecimento franqueado. Isso porque, dessa maneira, pode ter controle sobre a qualidade do atendimento que oferece ao cliente e a credibilidade da marca no mercado. Para que essa padronização seja efetiva, elabora-se o manual de franquia. Em primeiro lugar, ele constitui um documento descritivo que visa a orientar o franqueado sobre como deve proceder no dia a dia.

Assim, tendo em vista a importância desse instrumento para o sucesso da marca no mercado, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Confira!

Qual a importância do manual de franquia?

Para o sucesso da rede de franquias, é indispensável que a sua marca tenha credibilidade perante o público. Isso, no entanto, depende de certo padrão de atendimento no mercado. Assim sendo, são criados manuais que auxiliam essa prática.

Nesse sentido, os manuais são os instrumentos adequados para que a franqueadora possa oferecer know-how aos franqueados. É, portanto, meio desses documentos que se torna possível demonstrar ao gestor como ele deve atuar em relação às áreas administrativas. Além disso, o manual permite que o empreendedor treine e oriente as equipes para um trabalho mais alinhado.

Quais são as características de um bom manual de franquia?

A elaboração de um bom manual depende de alguns elementos. O principal deles é a objetividade. Afinal, o franqueado deve compreender, pelo documento, exatamente o que deseja o franqueador e, para tanto, a descrição das operações precisa ser clara e direta. Além disso, é necessário que as informações descritas sejam atuais e reflitam, de fato, as expectativas da franqueadora.

Outros elementos importantes para a eficácia do manual são a sua completude e o detalhamento. Somente dessa forma, o empreendedor saberá como aplicar métodos da maneira correta. Vale lembrar que, nesse sentido, a acessibilidade para a verificação dos comandos pelo gestor também deve ser buscada.

Quais são os principais manuais de franquia?

São diversos os tipos de manual de franquia, uma vez que versam sobre processos distintos a serem aderidos pelo negócio. Confira!

Manual de administração e controle

O manual de administração e controle descreve como será a gestão da unidade, conforme os seus resultados contábeis e econômicos. Além disso, o documento visa a indicar a adoção de sistemas de gerenciamento para emissão de relatórios e registros de controle financeiro.

Manual de operações

Cada instituição define seus próprios processos operacionais para melhor aproveitar os recursos e aprimorar a oferta de serviços. Para que esse conhecimento seja transmitido à franquia, elabora-se o manual de operações. O documento, necessita de detalhamento para que o franqueado saiba como deve manusear equipamentos no dia a dia e lidar com a equipe.

Manual de implementação

Em primeiro lugar, o manual de implementação definirá que etapas deverão ser seguidas até a inauguração do negócio, ou seja, como deverá se constituir a empresa. Dessa forma, abordará, dentre outros, a abertura de conta corrente, a contratação de seguros, o projeto arquitetônico a ser desenvolvido e outras ações importantes para o início das atividades empresariais. 

Manual de marketing e vendas

Apesar de o franqueado ser responsável pelas ações de divulgação, precisará seguir padrões para a abordagem técnica. Afinal, espera-se que a marca siga padronizada diante do público. O manual, dessa forma, tem como propósito indicar a política de vendas e as estratégias para o marketing digital, por exemplo. Pretende-se, assim, transmitir os métodos e critérios adequados para tais medidas.

Manual de gestão de pessoas

O manual de gestão de pessoas, como o próprio nome já indica, demonstra ao gestor de que maneira acontecerão o recrutamento, a seleção e o gerenciamento das equipes no estabelecimento. Por exemplo, por meio do documento, a franqueadora poderá definir competências e descrever funções a serem desempenhadas para o sucesso das operações. 

A padronização da rede de franquia é fundamental para o fortalecimento da marca no mercado e o aumento da credibilidade e dos lucros da organização. Isso, no entanto, depende de uma adequada orientação dos franqueados para que saibam alinhar e adequar os seus processos. Portanto, neste sentido, o manual de franquia é fundamental para direcionar as ações do negócio e as equipes no trabalho. 

E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de conteúdos como este, siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram)!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado