Nos últimos anos, tornou-se essencial ter uma presença forte no ambiente digital, tanto para atrair novos clientes, quanto para manter os que já foram conquistados. É claro que essa regra se aplica também às clínicas odontológicas.
Redes sociais como o Facebook e o Instagram são muito importantes para o seu trabalho. É pela internet que você poderá ter contato rápido com seus pacientes, dispensando a interação telefônica para resolver uma dúvida simples.
Se você quer saber quais são as maneiras de utilizar as mídias sociais, continue a leitura!
1. Aposte em boas imagens
A maior parte da comunicação nas redes sociais é feita com imagens. Por isso, invista em fotos interessantes e ilustrativas e opte por um texto mais sucinto para transmitir as informações necessárias de maneira clara.
Evite fotos que tenham má qualidade, marcas d’água, ou sejam propriedades intelectuais de outras pessoas. No Google é fácil encontrar imagens que atendam a esses critérios.
2. Tenha um perfil completo
Descreva o seu trabalho de forma detalhada e clara, enfatizando os serviços oferecidos, o horário de funcionamento da clínica, endereço etc. É importante que o perfil seja constantemente atualizado. Isto é, cada vez que uma informação mudar, você precisa garantir que os seus clientes e seguidores saibam. Não é necessário informar preços em um primeiro momento.
3. Conheça sua persona
A persona é, em resumo, um conjunto de características que representa o seu público-alvo. Para postar conteúdo de qualidade que seja interessante aos seus seguidores, é preciso conhecer o perfil de quem utiliza os seus serviços.
Conhecer a persona e estabelecer uma relação com ela, postando coisas que a agradam, é importante para gerar engajamento virtual e, consequentemente, dar mais visibilidade ao seu negócio.
4. Seja relevante para o seu público
O conteúdo das redes sociais serve para dar avisos (como alteração no horário de atendimento, por exemplo) e anunciar promoções, mas, principalmente, para resolver problemas. Por isso, é fundamental postar informações que solucionem dúvidas dos seus seguidores.
Ter um perfil que seja educativo, de forma direta e simples, é uma excelente maneira de ser relevante nas redes sociais e aumentar o seu alcance.
5. Dê respostas rápidas
Hoje em dia, as pessoas esperam que a comunicação seja instantânea, e que dúvidas e problemas pequenos sejam resolvidos rapidamente. Por isso, ter uma pessoa para responder o chat das redes sociais é imprescindível.
Respostas rápidas e elucidativas causam uma boa impressão, pois, se o atendimento online é eficiente, o cliente terá mais confiança no seu atendimento presencial.
6. Defina sua estratégia
As redes sociais funcionam melhor para empresas que têm uma estratégia bem definida. Por isso, é importante refletir sobre qual é o seu objetivo. Você deseja somente responder as dúvidas dos seus clientes ou ser uma autoridade no assunto?
O primeiro exige menos empenho na sua presença online, porém, o segundo é uma forma de construir credibilidade para a sua clínica e, assim, conquistar mais clientes, pois você terá mais relevância nas pesquisas em ferramentas de busca.
Vale lembrar que, para quem investe em uma franquia odontológica, não é necessário criar o plano de marketing do zero, pois ela já terá aspectos definidos, como a identidade visual, por exemplo. Para que sua unidade seja destaque, você apenas será responsável por fornecer um bom atendimento a seus clientes e seguidores.
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