Como se destacar em um cenário tão competitivo como o de hoje? Essa é uma pergunta constante para os empreendedores. Para respondê-la, a administração desenvolveu uma série de técnicas de análise de mercado. Uma das mais famosas e que falaremos hoje, é a Matriz BCG. Portanto, caso queira saber mais, leia nosso conteúdo.
Entendendo o Conceito da Matriz BCG
Empreendedores, de modo geral, planejam o lucro e a captação constante de receitas. Isso serve para qualquer negócio, seja ele uma franquia odontológica ou qualquer outro.
Neste cenário, o método BCG, que foi criado em 1970 por Bruce Henderson, entra em ação. Ele é capaz de gerar uma importante análise competitiva, sendo o precursor, por assim dizer, do Benchmarking.
Muitos consultores de negócio utilizam o método por sua fácil aplicação. Dados são colhidos e verificados. Assim, é possível se ter uma clara visão sobre quais produtos tem alto retorno e apresentam um bom fluxo de caixa. Após, realizam uma análise para entender o fluxo comercial e seus gargalos.
Henderson criou uma matriz com foco gráfico para melhorar o entendimento. Para preenchê-la, precisamos ter em mente quatro fatores-chave.
Construção: aumentar a participação de mercado.
Preservação: preservar a participação no mercado.
Frutificação: conseguir o máximo do negócio e, aos poucos, descontinuá-lo.
Finalização: vender ou encerrar o negócio.
Elaboração da Análise
Para aplicar a análise, deve ser criada uma tabela, como visto abaixo. Nela, são descritos os produtos ou serviços, conforme sua classificação.
A matriz BGC é dividida em dois blocos. Em geral, é similar à matriz de Impacto, ferramenta conhecida para a priorização de tarefas. Um dos blocos corresponde à taxa de crescimento do produto ou serviço no mercado. Já o segundo, se refere à participação no mercado ou market share.
Portanto, veja o que significa cada um dos quadrantes abaixo:
Estrelas: Corresponde aos produtos ou serviços que trazem um alto faturamento para a empresa. Porém, com investimento igualmente alto.
Vacas Leiteiras: Fala sobre produtos que fazem sucesso para sua rede. Porém, diferente do cenário Estrela, não necessitam de alto investimento.
Pontos de interrogação: São aqueles que não tem como prever o seu faturamento. Normalmente, são novos no portfólio. Em outras palavras, uma incógnita no mercado.
Abacaxis: São os produtos responsáveis pelas dores de cabeça da empresa. Podem levar a sérios problemas. Aqui são vistos os produtos que não geram lucro para a empresa e/ou trazem prejuízos.
Vantagens da Matriz BCG
Após realizarmos a análise, é possível ter a visão de como anda o desempenho de cada produto ou serviço oferecido pela empresa. Com os dados em mãos, é possível montar estratégias de ação para cada setor.
Nas vendas, por exemplo, a Equipe pode definir qual produto será o foco do período, durante a etapa de planejamento. Já o Marketing, pode prever onde investir mais ações. Portanto, vale lembrar que devido a análise, você também pode analisar a concorrência. Como consequência, pode promover ações para superá-la.
Acima de tudo, vendo os resultados e seus impactos, é preciso destacar que a análise de produtos precisa ser criteriosa. Portanto, é preciso levar em consideração seus principais detalhes. Em contrapartida, se os profissionais responsáveis pelo planejamento da Matriz não considerarem essa avaliação, pode haver prejuízos. Assim, a empresa corre o risco de perder espaço. Mais do que isso, se tiver muitos Abacaxis, poderá ir a falência.
Portanto, indicamos que você comece a aplicar agora mesmo a Matriz BCG na sua empresa. Afinal, com essa importante ferramenta, é possível gerenciar seu portfólio de produtos e serviços.
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