Você provavelmente já ouviu falar em atendimento médico humanizado e em como essa estratégia cria uma relação de confiança entre o paciente e o profissional da saúde. Mas, sabia que essa realidade poder ser estender à sua clínica?
Sim, a odontologia humanizada busca dar mais tranquilidade aos pacientes e tirar de vez os fantasmas da mente de quem tem medo de ir ao dentista. Ela fará total diferença no seu atendimento.
Se você quer saber mais sobre odontologia humanizada, não saia daqui. Este post é para você! Continue a leitura e entenda o que é e como aplicar este método no seu trabalho.
O que é odontologia humanizada?
O atendimento humanizado visa ouvir as queixas de cada paciente, respeitando as suas reações únicas e buscando um tratamento personalizado e atencioso. Além disso, o profissional deve agir com empatia em relação às ansiedades que surgirem e procurar atenuá-las.
Por exemplo, muitas pessoas têm medo de ir ao dentista por causa da anestesia ou de dores. É preciso explicar com calma sobre o procedimento que será feito, tirar as dúvidas do paciente e fazer com que ele se sinta à vontade para passar pelo tratamento necessário.
Quais os benefícios da odontologia humanizada?
Ao aplicar a odontologia humanizada na sua clínica, você oferece um atendimento diferenciado e de qualidade, o que impacta positivamente na experiência geral dos pacientes.
Deixar os pacientes mais tranquilos antes dos procedimentos odontológicos é muito importante para fidelizá-los, assim como dar orientações sobre o que fazer depois ? como explicar quais alimentos são permitidos ou não após um clareamento dental, por exemplo.
É importante frisar que muitas pessoas não cuidam de sua saúde bucal com a frequência necessária em virtude do medo de ir ao dentista. Quando você faz o paciente sentir-se seguro, a tendência de ele retornar à sua clínica é muito maior.
Como aplicar a odontologia humanizada?
O tratamento humanizado envolve conversar calmamente com o paciente, responder todas as perguntas e assegurar que ele não sentirá muita dor, bem como fazê-lo compreender que o procedimento é necessário para melhorar sua saúde e qualidade de vida.
Também é fundamental descrever ao paciente qual o resultado esperado, a manutenção necessária, cuidados que ele deve tomar em casa etc.
Sempre que notar que o paciente está estressado ou com medo, é importante procurar entender o motivo de sua ansiedade e o que você pode fazer para minimizá-la.
Um dos maiores medos das pessoas em relação a ir ao dentista é ficar com a percepção ou as atitudes alteradas após a anestesia local. É fundamental esclarecer que este risco é muito pequeno e aplicar a anestesia aos poucos, verificando se já foi o suficiente, pois cada pessoa tem uma sensibilidade diferente ao anestésico.
Como inovar no atendimento humanizado?
Há várias formas de criar uma clínica diferente, com um atendimento mais confortável. Por exemplo, há a opção de trocar a cadeira por uma cama odontológica, o que deixa os pacientes mais relaxados, principalmente obesos, gestantes e quem tem algum tipo de fobia.
Pode-se investir em uma luz mais relaxante para o consultório, desde que ela ainda permita que você visualize o interior da boca dos pacientes com clareza.
Você também deve proporcionar um ambiente agradável para deixar o paciente mais à vontade desde que ele chega à clínica, como uma sala de espera bonita e aconchegante. Caso trabalhe com atendimento infantil, uma boa ideia é recorrer a ferramentas que apelem a este público, como mascotes, vídeos educativos etc.
A odontologia humanizada pode mudar totalmente o estilo do seu atendimento e aproximar seus pacientes de sua clínica. Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos úteis em seu e-mail?