Sabe qual é um dos maiores erros cometidos em clínicas odontológicas? A preocupação em atrair mais pacientes constantemente, negligenciando o pós-atendimento daqueles que já fizeram seu tratamento.
De fato, é muito importante estar sempre em busca de mercado. Porém, essa estratégia não pode colocar de lado os pacientes antigos. Afinal, eles também precisarão de novos tratamentos, por isso, precisam ser fidelizados.
Fazer o pós-atendimento é essencial para que eles percebam sua preocupação com a saúde e satisfação deles. Também evita que esqueçam sua clínica, indo para a concorrência. Para que não aconteça com você, listamos algumas dicas que ajudarão a melhorar o pós-atendimento e fidelizar seu público. Confira!
1. Pós-atendimento: Mantenha as informações dos pacientes atualizadas
O pós-atendimento somente é possível se você mantiver contato com seus pacientes. Portanto, é fundamental fazer o cadastro deles, mantê-lo devidamente organizado e com as informações constantemente atualizadas.
No cadastro pode constar os tratamentos já realizados , as datas em que foram feitos e os exames solicitados. Também dados pessoais, como endereço, idade, telefone, e-mail e outros canais. Assim, poderá entrar em contato facilmente com essas pessoas.
2. Mande mensagens e lembretes
Os dados atualizados dos seus pacientes possibilitam enviar mensagens e lembretes. Essas comunicações são importantes caso seja necessário alterar a data ou horário de uma consulta. Ou, por exemplo, para lembrar o paciente sobre os agendamentos e possíveis retornos referentes ao tratamento.
Mas procure manter uma relação ainda mais próxima com o público. Portanto, o pós-atendimento também precisa envolver o envio de mensagens de parabéns em datas especiais. Aniversário, Dia das Mães, Natal, entre outras, são dias especiais, que merecem uma recordação.
3. Envie informações importantes ou interessantes
Outra forma de garantir um pós-atendimento de qualidade, é com o envio de informações importantes ou interessantes. No primeiro caso, trata-se de:
- alterações nas consultas agendadas;
- mudanças no horário de funcionamento da clínica;
- detalhes referentes ao tratamento, e assim por diante.
No segundo caso, você pode enviar informações interessantes sobre:
- novos tratamentos;
- dicas de cuidados com a saúde bucal;
- novas postagens do blog ou redes sociais (se tiver);
- descontos ou promoções especiais;
- convênios e parcerias, e qualquer outra ação que some como um diferencial atrativo.
4. Realize pesquisas de satisfação
Elaborar pesquisas de satisfação é uma estratégia muito importante. Ela é fundamental para que você saiba qual é a real opinião dos pacientes sobre o atendimento prestado. Além de fornecer um rico material para analisar o desempenho da equipe, mostra para os pacientes a preocupação em melhorar constantemente.
Quando realizamos uma pesquisa como essa, estamos pedindo a opinião das pessoas e mostrando disposição para ouvir críticas construtivas. Portanto, mostra o intuito de prestar um serviço de melhor qualidade. Isso faz o seu paciente perceber que o que ele pensa, faz a diferença.
5. Prefira o suporte especializado
Para não cometer erros no pós-atendimento da clínica odontológica, você pode contar com um suporte especializado. Uma boa alternativa para isso, é converter a clínica em uma franquia, preferindo aquelas com renome no mercado.
O franqueado recebe treinamento e assessoria constantemente. Isso é fundamental para a melhoria da administração como um todo, inclusive na parte do atendimento. Sendo assim, é ideal para quem não quer cometer erros e deseja fazer uma gestão ainda mais eficaz.
Percebeu como o pós-atendimento é essencial para o sucesso da sua clínica odontológica? Então, siga essas dicas e prefira modelos de negócio prontos, como as franquias. Assim, você terá toda uma estratégia traçada para colocar em prática, aumentando suas chances de sucesso e reconhecimento no mercado!
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