Você já leu o livro O segredo de Luísa? Essa obra, do escritor Fernando Dolabela, é uma leitura muito interessante para o dentista empreendedor porque Luísa, a personagem principal, é uma estudante de odontologia que tem o desejo de empreender.
?Na obra literária, Luísa é uma jovem que estuda odontologia, mas que tem uma forte veia empreendedora e se inspira muito em uma tia, que é a única empresária da família e toca um comércio na cidade em que mora, chamada Sereia Azul.
Não vamos dar spoilers! Por isso, se quiser saber como acaba a história de Luísa, leia o livro, pois trata-se de uma narrativa inspiradora. Você verá como a jovem tem diversas características de um dentista empreendedor, assim como as que listamos a seguir. Acompanhe!
Aposta em diferentes formas de renda
Em O segredo de Luísa, a personagem principal optou por empreender em outro ramo e abrir uma fábrica de goiabada cascão, inspirada em uma receita famosa junto a seus familiares. Porém, sempre seguiu os estudos e o trabalho como dentista, o que tem muito a ver com o segredo que é revelado no decorrer do livro.
Isso mostra como o dentista empreendedor pensa em meios para ter diferentes formas de renda e assim variar seus lucros. Atualmente, uma boa alternativa para isso é o investimento em franquias.
Esse tipo de negócio é muito interessante, uma vez que já vem com um modelo a ser seguido, no que se refere à infraestrutura, à administração, ao marketing etc.
Isso é importante, uma vez que muitos dentistas têm medo de empreender e não dar conta de todas as questões administrativas que envolvem um negócio, exatamente porque não receberam instruções desse tipo durante sua formação universitária.
Acredita sem medo de arriscar
Os dentistas empreendedores não têm medo de arriscar! Eles são confiantes em si mesmos e buscam ajuda para fazer aquilo que não têm segurança. Em O segredo de Luísa, a personagem é orientada a ter um mentor que a ajude a dar os primeiros passos no mercado empreendedor e acompanhá-la na execução de seu plano de negócios.
Voltando para a realidade das franquias, o mentor pode ser o supervisor de campo dos franqueadores, sempre à disposição do dentista empreendedor, dando dicas e instruções para que ele possa se arriscar no projeto, sem medo de que algo dê errado.
Tem foco e persistência
Todos os empreendedores precisam ter foco e persistência! As pedras no caminho vão aparecer não só no início, mas durante toda a jornada empreendedora, e isso não pode ser motivo para desistir de tudo.
É preciso saber lidar com os problemas e as adversidades, buscando soluções práticas e expertise para transformar as ameaças em oportunidades para o negócio. Somente assim será possível ter êxito como dentista empreendedor que sabe o que quer e aonde quer chegar.
Sabe colocar seus planos em prática
Ninguém faz nada sem planejamento. Contudo, mais do que planejar, é preciso saber colocar os planos em prática. O dentista empreendedor precisa ter um plano de negócios muito bem estruturado, rico em detalhes e que mostre o passo a passo que precisa ser dado na administração de seu negócio.
Já no planejamento estratégico, recomenda-se que o dentista utilize técnicas como a análise SWOT, que cruza forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
Com base no resultado desses cruzamentos, devem ser gerados planos de ação, os quais precisam trazer atividades para serem realizadas, as pessoas responsáveis por elas, os recursos físicos necessários, uma meta e um prazo para serem cumpridos.
Seguindo essa metodologia, você conseguirá colocar os seus planos em prática com maestria e desenvolver essa importante característica do dentista empreendedor.
Entende a importância do marketing pessoal
Outra característica do dentista empreendedor diz respeito ao entendimento que ele tem sobre a importância do marketing pessoal. Afinal, a sua imagem como bom profissional pode ser um chamariz para novos pacientes, aumentando assim a lucratividade da clínica ou consultório.
Para praticar o marketing pessoal, é preciso estar presente nas redes sociais, praticar o networking, frequentar eventos da comunidade etc. Outra prática interessante é se colocar à disposição da imprensa local para entrevistas, por exemplo. É comum que jornais ou emissoras locais de rádio ou TV procurem profissionais da saúde para esclarecer dúvidas do grande público.
Ao servir como fonte para esses veículos, você estará praticando o marketing pessoal porque as pessoas conhecerão mais sobre o seu trabalho e verão que você entende muito da área. Isso é importante para que um negócio dê certo, já que as pessoas associam muito a imagem de um negócio com a imagem de seu proprietário.
Nunca para de estudar
O dentista empreendedor também entende que não pode parar de estudar nunca. Isso quer dizer que não basta cursar a faculdade de odontologia e uma ou duas pós-graduações para ter sucesso na carreira. É preciso estudar sempre, e não apenas em sua área de atuação.
Quem toca um negócio precisa entender um pouco de tudo e, para isso, é preciso estudar sobre economia, marketing, contabilidade, entre tantas outras áreas que envolvem a administração de empresas. Além disso, é preciso estar sempre bem informado sobre o que se passa no país e no mundo, recomendando-se ler jornais e portais de notícias, assistir a telejornais etc.
A ideia é que o dentista empreendedor compreenda todo o cenário em que o seu negócio está inserido, uma vez que questões políticas, sociais, econômicas, culturais, entre outras, norteiam o sucesso.
Conseguiu identificar em você as características de um dentista empreendedor? Caso não tenha encontrado, não se preocupe! Siga as nossas dicas e busque formas de desenvolvê-las. Caso já se sinta pronto para empreender, saiba que investir em franquias é encurtar o caminho para o sucesso.
A Dental Arte é uma rede de franquias de clínicas odontológicas que fica localizada no sul do país e já tem mais de 15 anos de experiência de mercado. Estamos à disposição para ajudá-lo a realizar o sonho de ter o seu próprio negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!