Qual a melhor opção de tributação para dentista? Entenda!

05/06/2019

Você sabe como funciona a tributação para dentista? Abrir o próprio consultório odontológico é uma grande conquista, mas também traz novas preocupações. Uma delas tem a ver com fazer seus impostos corretamente, para ficar em dia com a lei.

O Brasil é conhecido por ter a legislação tributária mais complicada do mundo. Por isso, além de ter muita atenção na hora de lidar com isso, você também deve optar entre diferentes modalidades.

Quer saber mais sobre tributação para dentista? É só continuar a leitura e conferir o nosso guia!

Quais são as modalidades de tributação para dentista?

Dentistas podem fazer a declaração como autônomos, porém, quem tem um consultório próprio, ou seja, um CNPJ, precisa escolher entre Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Saiba como funciona cada um deles!

Simples Nacional

Essa é uma modalidade criada em 2006 para tornar mais fácil o cálculo de imposto devido por microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Qualquer companhia com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões pode adotar essa forma de pagar impostos.

No Simples Nacional, há 6 alíquotas que variam de 4,5% a 16,93% de impostos pagos, conforme a faixa de receita bruta da empresa. Todos os impostos são pagos em uma mesma guia, chamada Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Lucro Real

A modalidade Lucro Real pode ser adotada por qualquer empresa (inclusive pelas que se qualificam para o Simples Nacional). Ela é recomendada para quem tem altos custos operacionais ou opera com prejuízo.

Se a sua margem de lucro é baixa e você tem altos custos com aluguel, energia elétrica, manutenção de máquinas etc., em geral, vale a pena optar por essa forma de declaração. Para ter certeza, é importante ter um contador de confiança.

Lucro Presumido

Essa forma de recolhimento é o oposto da anterior; ou seja, você paga seus impostos de acordo com uma estimativa dos seus lucros. Se você lucra acima da estimativa feita, vale a pena optar pelo Lucro Presumido para pagar menos.

O Lucro Presumido funciona bem para empresas que têm pouco custo operacional e uma diferença pequena entre o faturamento bruto e o faturamento líquido. Para aderir a essa modalidade, sua empresa deve faturar menos que R$ 78 milhões por ano.

Qual é o melhor tipo de tributação para minha empresa?

Tudo vai depender do seu perfil operacional e de quanto você lucra; para micro e pequenos negócios, geralmente, o Simples é a melhor opção, mas há casos em que os outros dois tipos de recolhimento podem valer a pena.

O mais importante é contar com um profissional de confiança para fazer a sua contabilidade, orientando-o sobre as vantagens e desvantagens de cada recolhimento e evitando um pagamento além do que é necessário.

Ter conhecimento sobre as possibilidades de tributação para dentista é importante quando você é dono do próprio negócio. Para quem prefere não ter que lidar com assuntos burocráticos como esse, o ideal é investir em uma franquia.

Isso porque a empresa franqueadora cuida da contabilidade para você, garantindo a regularidade da sua situação tributária, sem dores de cabeça.

Agora, se você gostou deste post sobre tributação para dentista, siga-nos nas redes sociais e acompanhe as próximas publicações! Estamos no Facebook, no YouTube e no Instagram!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado