A recepção da clínica odontológica é a porta de entrada do seu consultório e não deve, de forma alguma, ser negligenciada. Ela é, portanto, um dos pontos mais importantes para a experiência dos clientes. A forma como são recebidos, o tempo de espera e o local fazem muita diferença. Mas, mesmo assim, não são os únicos aspectos que devem ser monitorados.
Se você quer saber o que deve levar em consideração e isso pode transformar a percepção que eles têm do negócio, então, este artigo foi feito para você. Vamos lá?
Tempo de atendimento na recepção da clínica odontológica
Sejamos francos: um dos aspectos que mais fazem diferença na recepção da clínica odontológica é o tempo de atendimento. Afinal de contas, pode ser muito frustrante esperar por muito tempo para uma consulta, seja qual for o profissional.
Portanto, um aspecto para monitorar é o tempo médio que cada um dos seus pacientes gasta na recepção. Tenha em mente que essa é uma forma eficiente de tornar o momento mais agradável. Afinal de contas, ninguém gosta de esperar por muito tempo.
Personalização
Se, antes, os atendimentos eram automatizados e frios, hoje, as pessoas estão à procura de algo mais personalizado e pessoal. Nada mais natural, já que um aspecto desses faz toda a diferença! Isso porque, todo mundo gosta de chegar a um lugar e perceber que as pessoas ali sabem quem você é e estão preparadas para atendê-lo.
Essa realidade é ainda mais importante no caso de uma consulta na área da saúde. Afinal, muitos pacientes ficam apreensivos com possíveis tratamentos ou situações. Assim, não deixe de personalizar a recepção da clínica odontológica de forma mais pessoal.
Organização
A organização é outro aspecto importantíssimo e que pode ser percebido com muita facilidade. Chegar a um ambiente e perceber que ele está organizado é crucial para fidelizar o seu público. Além disso, essa é uma forma de otimizar o trabalho, considerando que as consultas são mais produtivas. Portanto, não deixe de prestar atenção e criar um espaço organizado.
Ambiente agradável
Outro detalhe importante é fazer da sala de espera um ambiente agradável. Afinal, por mais que as pessoas queiram esperar pouco tempo, a grande maioria delas gostaria de fazer isso de forma confortável e com todo o suporte necessário.
Considerando isso, oferecer Wi-Fi pode ser um ótimo investimento, assim como espaços para recarregar celulares. A opção de consumir café, ou água também é muito bem-vinda. Porém, as alternativas podem ser ainda mais elaboradas, caso envolvam algum exame que exija jejum.
Para fechar, não deixe de investir em assentos confortáveis e suficientes. Tenha em mente que fazer um paciente esperar em pé é praticamente pedir para que ele vá para outro consultório na próxima oportunidade. Outro aspecto que pode influenciar positivamente é o uso do ar-condicionado, da televisão e do estacionamento.
Proatividade e bom relacionamento
A pessoa responsável pela recepção da clínica também deve ser proativa e procurar manter um bom relacionamento. Nada mais natural, já que ela lidará com todas as pessoas que passarem pelo estabelecimento, então, deve ser simpática, entender os problemas de cada um e ter proatividade para resolvê-los da forma mais rápida possível.
Depois de ler este artigo e entender um pouco melhor alguns quesitos que merecem ser monitorados na recepção da clínica odontológica, não deixe de incorporar esses cuidados. Você perceberá como eles fazem toda a diferença na percepção do seu público.
Caso queira contar com todo o suporte que uma franqueadora pode oferecer para a gestão da clínica, entre em contato conosco, da Dental Arte. Contamos com toda a expertise para alavancar o seu negócio.