A recepção da clínica odontológica merece uma atenção especial, afinal, é lá que se inicia o atendimento ao paciente. Para que ele tenha uma boa impressão e retorne para mais consultas, é fundamental que esse momento seja impecável.
Além de pensar no espaço, é preciso também preocupar-se com uma série de fatores que interferem no bem-estar. Quer saber como melhorar a recepção da sua clínica hoje mesmo? É só continuar a leitura e conferir o nosso guia!
1. Crie um bom espaço
Um espaço confortável na recepção é importante para que o cliente tenha uma primeira impressão positiva do seu consultório. Geralmente, a recepção e a sala de espera são no mesmo ambiente, por isso, é importante integrá-las de maneira harmoniosa.
O balcão da recepção deve ser logo na entrada; na parte da espera, tenha cadeiras ou poltronas confortáveis, evite barulhos, como televisão ligada em volume alto, e ofereça água, café etc.
Não é necessário exagerar na decoração da recepção, basta ter um ambiente limpo, bem ventilado e adequadamente iluminado.
2. Treine seus funcionários
É fundamental oferecer treinamentos periódicos para os seus funcionários que trabalham com o atendimento ao público, afinal, a experiência do paciente deve ser impecável do início ao fim.
Sempre tire todas as dúvidas dos seus atendentes, para que eles saibam como proceder, caso algum incidente ocorra, e para que sempre ofereçam um atendimento simpático e atencioso.
3. Peça sugestões
Seus funcionários têm a possibilidade de observar o funcionamento do consultório diariamente, por isso, ninguém melhor que eles para sugerir melhorias. Faça reuniões periódicas com a equipe e disponha-se a ouvir as sugestões dos seus colaboradores.
Lembre-se de que o atendimento sempre pode ser aprimorado, e que nem sempre você conseguirá pensar em tudo sozinho, por estar ocupado com o atendimento odontológico.
4. Faça pesquisas de satisfação
Além dos seus funcionários, é preciso ouvir também os seus pacientes. A melhor forma de consultá-los é criando um formulário simples de pesquisa de satisfação anônima, pedindo uma avaliação de zero a dez do atendimento.
Grandes franquias, inclusive, realizam essa pesquisa via SMS e ligam para entender qual foi o problema, caso a nota dada ao atendimento seja baixa.
5. Capriche no conforto
Além dos cuidados básicos, que mencionamos no primeiro item (água, cadeiras confortáveis etc.), é importante preocupar-se em criar uma atmosfera acolhedora, em que o paciente não tenha problema em esperar por alguns minutos.
Proporcione distrações, como conexão Wi-Fi e revistas, e deixe a música ou a televisão em volume baixo, para que cada um ainda possa assistir ou ouvir outra coisa no próprio celular.
Também é importante climatizar o ambiente e disponibilizar banheiros, que devem estar sempre limpos e bem organizados.
6. Decore a recepção
Lembre-se de que não é necessário criar um ambiente com muita informação visual, bastando manter o conforto. Na decoração, opte por algumas plantas, quadros na parede e móveis em tons neutros.
Um tapete bonito e alguns objetos, como vasos e enfeites, também fazem a diferença na recepção da clínica odontológica. Nas paredes, use tons claros, mas não branco.
Procure colocar pontos de interesse visual nos detalhes, pois, para um consultório médico, um visual sobrecarregado e cansativo é muito pior que algo básico e quase sem graça.
Agora que você já sabe como melhorar a sua recepção da clínica odontológica, que tal curtir a nossa página no Facebook?