Você já ouviu falar em Metodologia Scrum? O conceito, basicamente, define uma estrutura de gerenciamento ágil de projetos. Inicialmente, foi aplicada somente a softwares, porém, hoje em dia pode ser utilizada em diversos tipos de segmentos. Por ser uma excelente maneira de organizar tarefas, ganha cada vez mais espaço nos negócios. Afinal, quem não quer otimizar o trabalho e garantir mais autonomia e rapidez na conclusão de demandas? Outro benefício: isso também é possível na Odontologia! Então, leia nosso conteúdo e saiba como aplicar o Scrum para consultórios odontológicos!
O que é o Scrum?
Criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland, o método auxilia no gerenciamento de projetos ágeis. Ou seja, possui como base a criação de equipes multidisciplinares, divisão de tarefas e acompanhamento e colaboração de todos os profissionais, que prestam feedbacks contínuos. Para ser bem empregada, a metodologia deve ser vista como uma forma de orientação, com foco total nos resultados. Outra vantagem, é que ela alinha constantemente as expectativas dos colaboradores, garantindo um menor índice de insatisfação.
Qual a importância da Metodologia Scrum para consultórios odontológicos?
Atualmente, principalmente em meio à Pandemia, praticamente todos os negócios buscam melhorar seu desempenho e evitar ao máximo o desperdício. Portanto, entregar os serviços propostos, com qualidade impecável, garante a satisfação do público-alvo e otimiza o dia a dia da empresa.
Obviamente, nas clínicas isso não é diferente. Apesar da Saúde ser um dos segmentos menos afetados pela crise (conforme uma pesquisa feita pelo Sebrae), o setor sofreu impactos. Portanto, o Scrum para consultórios odontológicos auxilia na identificação de oportunidades e na resolução de problemas.
Nele, todos os envolvidos recebem base para serem ainda mais eficazes e produtivos. Com o acompanhamento constante de cada etapa do projeto, é possível avaliar o que deve ser feito, realizar adaptações e diminuir o impacto das alterações no trabalho. Além disso, o Scrum garante que o produto final desenvolvido será aquilo que seu consumidor espera.
Como aplicar a Metodologia Scrum para consultórios odontológicos?
Como dito anteriormente, o Scrum pode ser aplicado em diversas áreas. Afinal, ele auxilia no fluxo de trabalho, garantindo que ele seja ainda mais rápido. Saiba mais sobre o passo a passo do Scrum para consultórios odontológicos.
Autogerenciamento
O Scrum possui papéis bem definidos. Ou seja, cada colaborador sabe sua função na equipe, o que facilita o andamento dos projetos. Por todos terem acesso às informações, as cobranças insistentes são desnecessárias.
Product Owner
Função dada usualmente aos stakeholders do negócio, funciona como um profissional de atendimento ou, até mesmo, como um gestor de sucesso do cliente. Ele é responsável por orientar e trazer à equipe informações sobre o que o paciente está buscando e definir a melhor forma de entregar esse trabalho.
Devteam
Devem possuir características multidisciplinares. Possuem rotinas definidas que devem aplicar em cada etapa do projeto.
Scrum Master
É o gerente do projeto, responsável por dirigir a equipe. Esse colaborador garante que os objetivos e as metas sejam alcançados. Também atua nas reuniões diárias de revisão de Sprint e do planejamento.
O trabalho todo é dividido em iterações, chamadas de Sprints. Cada uma pode durar de um dia até algumas semanas, por exemplo. O ideal é que tenha menos de um mês, para que a equipe se organize e tenha um fluxo de trabalho mais eficiente. Tudo isso, claro, sem esquecer da entrega dos resultados e alinhando as expectativas do projeto.
O foco do Scrum é priorizar o que é fundamental para trazer mais eficiência e qualidade ao seu negócio. Ele evidencia e trabalha com características que geram mais valor ao paciente. A metodologia defende que o consultório – ou qualquer negócio -, foquem na implementação de atributos que realmente agreguem valor. Essas funcionalidades da empresa são mantidas em uma lista conhecida como Product Backlog.
Passo a Passo do Scrum para Consultórios Odontológicos
Designe Cargos
Uma divisão clara de funções já é aplicada no dia a dia do seu consultório, certo? Só assim é possível garantir que todas as etapas do atendimento sejam bem feitas. No Scrum, é a mesma lógica, os cargos devem ser definidos a fim de facilitar o fluxo de trabalho.
Para que isso ocorra de maneira correta, identifique o perfil de seus colaboradores e suas habilidades. Forme equipe multidisciplinares, capazes de resolver qualquer problema.
Defina prioridades
Organizar rotinas e o posicionamento da empresa é fundamental. Afinal, sem prioridades, tarefas atrasam e geram diversos problemas ao consultório. Realize sempre uma comunicação ativa com todos os envolvidos, assim é possível garantir o acompanhamento e a entrega de cada demanda.
Realize os Sprints
A partir dessas priorizações, planeje e acompanhe a realização de cada Sprint. Com cargos e prazos definidos, todos sabem suas responsabilidades. Na reunião diária ou semanal (conforme definido previamente com a Equipe), é possível avaliar erros e acertos, realizando adequações nos projetos.
Garanta os recursos necessários para sua equipe
Só incorporar a metodologia e designar responsabilidades e tarefas não basta. É necessário fornecer aos seus colaboradores ferramentas de gestão e os insumos necessários para o cumprimento de cada etapa. Dê autonomia aos funcionários, garantindo assim que não haja atrasos. Assim, a agilidade é mantida, o que é fundamental para garantir a excelência.
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