Sócio Operador e Sócio Investidor: Qual a melhor opção?
Na busca por estabilidade financeira e garantir o futuro, muito profissionais e empreendedores optam pelo investimento no mercado de franquias. Afinal, o setor conta com crescimento médio de 7% por trimestre, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Mas, ao entrar neste mercado, qual o melhor perfil para a administração da unidade franqueada: operador ou investidor?
Há necessidade de ter uma sociedade para abertura de uma franquia odontológica?
Para abrir uma franquia não é necessário sociedade. Porém, é preciso um bom planejamento financeiro para que o negócio comece com a saúde financeira em dia. Mas, vale ressaltar, que a escolha por uma sociedade pode ser bem mais viável para o negócio.
As funções de sócio operador e sócio investidor são complementares em um sistema de franquia. Isso é especialmente útil quando necessitamos de gestão financeira, administrativa e operacional.
Sabemos que toda empresa precisa de investimentos. Esse fato não é diferente no mundo das franquias odontológicas. Quando apenas uma pessoa assume essas funções, a sobrecarga é inevitável, e são grandes as chances de insucesso ou falha no serviço. Por isso, uma operação conjunta pode ser benéfica para ambas as partes.
Se você já decidiu que deve firmar uma sociedade, busque analisar se está lidando com o melhor perfil. Veja os pontos que você deve observar:
1) Alinhamento é uma característica fundamental para o bom andamento do negócio;
2) Trace o seu perfil pessoal e de empreendedor e, a partir disso, procure por pessoas com características complementares às suas;
3) Honestidade, ética, compromisso e proatividade são essenciais,
4) Uma divisão de tarefas previamente estabelecida também é fundamental.
Sócio Operador x Sócio Investidor
Sócio Operador é aquele que se dedica integralmente ao negócio e sua administração de modo geral. Ele participa do dia a dia da franquia e garante os padrões de qualidade propostos pelo franqueador. Tem participação no lucro e recebe pró-labore, que é o salário de quem gerencia o negócio.
Sócio Investidor é o empreendedor que entra com o capital para iniciar as operações. Podemos dizer que seu principal objetivo é obter retorno financeiro. Por isso a relação com o Sócio Operador é tão importante.
Independente do seu perfil, investidor ou operador, empreender no mercado de franquias é uma opção para quem busca atuar em um segmento em franca expansão e, com toda a certeza, terá um negócio que se encaixa de forma mais adequadas as suas características e pontos fortes.
Faça uma entrevista com o franqueador e saiba mais sobre o seu perfil de empreendedor.
Qual o retorno financeiro previsto para cada sócio?
A base da remuneração dos sócios de uma franquia é a participação nos lucros, distribuídos da forma que ficou estabelecida no contrato social. Entretanto, aqueles que se encontram na qualidade de sócio operador também fazem jus a um pró-labore como já vimos anteriormente.