Abcesso Dentário: qual é o tratamento?

28/09/2020

Cuidados com o sorriso não envolvem apenas os dentes. Também é preciso prestar atenção no estado da saúde de algo tão importante quanto: as gengivas. Entre as doenças periodontais, podemos citar a gengivite, que geralmente é facilmente diagnosticada por conta da vermelhidão e sangramento da gengiva. Porém, caso ela não seja tratada em seu estágio inicial, podem surgir outros problemas. Entre eles, podemos citar a Periodontite ou o abcesso dentário.

Existem diversos sintomas que podem lhe auxiliar no diagnóstico precoce. Não deixe de visitar regularmente seu dentista para garantir que sua saúde bucal esteja sempre em dia! Veja abaixo como identificar os sinais de alerta para o abcesso dentário.

O que é o Abcesso Dentário?

A formação do abcesso dentário é o estágio mais avançado desta infecção. Ou seja, provavelmente você já deve estar sentindo incômodo há algum tempo. Existem dois tipos de direcionamentos para a doença: o abcesso periodontal, que envolve o acúmulo de pus na gengiva e o abcesso periapical, que ocorre quando a infecção afeta a raiz do dente.

Enquanto o primeiro caso ocorre por conta de doenças periodontais avançadas, o abcesso periapical é causado por cáries e infecções que ocorrem após a quebra ou ruptura de um dente. Caso não seja tratado em tempo hábil, pode evoluir para problemas ainda maiores, como a formação de abcessos em outras regiões e, até mesmo a perda do dente.

Quais são os sintomas do Abcesso Dentário?

Quando algo em nosso corpo dói, é porque precisa de atenção. Com nossa saúde bucal, não é diferente. Caso você observe mau hálito e gosto amargo na boca, causados pelo acúmulo de pus, procure imediatamente seu dentista. Além disso, dor e inchaço também são anormais.

A sensibilidade dentária ocorre, principalmente quando há consumo de alimentos muitos quentes ou frios. Isso acontece porque o abcesso gera um espaço entre a gengiva e o dente, expondo parte da dentina. Assim, as terminações nervosas da região ficam mais vulneráveis. Assim como qualquer infecção, o abcesso dentário pode causar febre, enjoos e calafrios, quando não tratado.

Qual o tratamento?

Infecções mais avançadas necessitam de um acompanhamento profissional, ou seja, com um dentista especializado. Ele pode indicar o uso de medicamentos antibióticos, drenagem da região quando a doença for de origem periodontal ou tratamentos de canal quando for um abcesso localizado na raiz do dente.

Quer saber mais? Portanto, agende agora mesmo sua avaliação com nossa equipe!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado