Na hora de alinhar o seu sorriso, o dentista pode lhe oferecer diversas diversas alternativas. Dependendo do caso, a aposta pode ser o alinhador estético. Entre os vários benefícios do tratamento, podemos destacar sua rapidez. O procedimento pode ser até 30% mais breve do que o aparelho convencional. Mas, como isso acontece?
Uma das vantagens do alinhador estético é sua praticidade. Por ser composto por moldeiras, semelhantes as do clareamento caseiro, a higienização se torna mais fácil. Além disso, você não precisa deixar de comer as coisas que ama. Basta tirá-lo e pronto! Claro, é necessário respeitar o período de 20 a 22 horas de uso diário para que os resultados sejam alcançados. O aparelho convencional, entretanto, exige alguns cuidados, principalmente na hora de consumir alimentos mais duros, por exemplo.

Já o aparelho metálico é um dos mais procurados nos consultórios. São utilizados para corrigir problemas na mastigação e no fechamento da boca. Além disso, também servem para melhorar a parte estética, alinhando o sorriso.
Escolhidos, principalmente, para tratamentos mais longos, os aparelhos metálicos necessitam de manutenção mensal para que o dentista regule a movimentação dos dentes para a posição correta. Ou seja, para obter um bom resultado é importante que o paciente colabore com o tratamento, cuidando da higienização e fazendo as visitas regulares a seu dentista para manutenção.
Tire suas dúvidas sobre o funcionamento do Aparelho Ortodôntico com a Dra. Tainara Cembranel
Outra característica do aparelho metálico, é que ele não pode ser removido. Ou seja, alguns cuidados com a higienização devem ser observados. Além disso, seus braquetes são mais aparentes, tornando o tratamento mais visível esteticamente.
Aparelho dentário: 4 sinais de que você precisa usar!
Por que o alinhador estético é mais rápido que o aparelho convencional?
O grande diferencial do alinhador estético está, principalmente, em como o planejamento do procedimento é feito. Isso porque, na hora de confeccionar sua pasta ortodôntica, o dentista solicita o escaneamento do seu sorriso. Ali, é possível ver cada detalhe dos seus dentes. O alinhador estético portanto, permite a análise desses dados e a elaboração de um plano de tratamento, mês a mês, até que o sorriso fique totalmente alinhado.
Sete motivos para você escolher o tratamento invisível
Por cada placa ser feita personalizada e de acordo com a necessidade de correção daquele mês, a força que ela exerce é calculada pelo software. Assim, os resultados são mais precisos e previsíveis.

Já no aparelho convencional, os ajustes podem variar, portanto, aumentando o tempo de tratamento, que é, em média, de 2 anos. Como a troca dos alinhadores é programada quinzenalmente, isso acaba por acelerar o procedimento, deixando seu sorriso alinhado em menos tempo.
Apesar disso, a eficácia dos tratamentos é semelhante. Ou seja, você conquista um sorriso mais alinhado e saudável com o alinhador estético e o aparelho convencional. A diferença está nas vantagens de cada um.
Aparelho dentário e acessórios: saiba o que você precisa ou não usar durante o tratamento
O que mais o alinhador estético pode proporcionar?
O alinhador estético, por ser praticamente invisível, beneficia a estética do sorriso. Além disso, a opção oferece mais conforto, uma vez que os braquetes e fios utilizados no tratamento ortodôntico podem ser incômodos para alguns pacientes.
Limpeza do alinhador estético: como fazer?
A sua higienização também é facilitada, uma vez que não são necessárias escovas especiais para a limpeza ser mais efetiva. Basta tirar os alinhadores para escovar os dentes e recolocá-los após terminar de passar o fio dental e o enxaguante bucal.
Alinhadores estéticos: uma opção aos aparelhos ortodônticos
Existe alguma opção mais recomendada?
Isso pode variar e muito! Em primeiro lugar, o dentista precisa realizar uma avaliação da sua saúde bucal e das suas vontades. Se você busca um visual mais discreto, por exemplo, talvez o aparelho metálico convencional não seja a melhor opção. Existem diversas alternativas para você, por isso, recomendamos sempre uma avaliação!