No momento de começar o tratamento com o aparelho ortodôntico, uma das primeiras dúvidas que surgem ao paciente é qual o aparelho ele deverá usar. Para definir isso, é importante conversar com o dentista. Assim, entende-se as necessidades do seu caso, alinha-se expectativas, tempo de tratamento e comprometimento em tomar todos os cuidados necessários. Assim, é possível chegar ao modelo mais indicado de aparelho ortodôntico.
O aparelho autoligado, contudo, chama a atenção por apresentar um tempo de resposta mais rápido se comparado ao modelo tradicional fixo. Além disso, é uma ótima opção para diminuir o tempo de tratamento! Saiba o porquê:
O que é o aparelho autoligado?
O aparelho autoligado é um tipo de dispositivo ortodôntico como qualquer outro. A única diferença é que o braquete usado possui características especiais, sendo uma “porta” que prende o fio ortodôntico. Assim, não necessita do uso das borrachinhas.
Assim como o aparelho fixo, o aparelho autoligado não possui um tipo de restrição para ser utilizado. Tudo vai depender do caso do paciente. Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de má oclusão, porém alguns procedimentos são facilitados pelo aparelho autoligado.
Dentre as vantagens do sistema braquetes autoligados e fios ortodônticos especiais, temos a possibilidade de menos consultas ao ortodontista e a diminuição do tempo de tratamento. Outro benefício é a estética, já que ele não mancha, uma vez que não há borrachinhas.
Quais são as vantagens do Aparelho Autoligado
Uma das grandes vantagens estéticas do aparelho autoligado é a ausência do uso das tradicionais “borrachinhas”. O fio do aparelho passa diretamente por dentro de canaletas e é preso pelas tampas do braquete, dispensando o uso do acessório. Por não ter as borrachas, o aparelho é mais discreto e higiênico.
Por serem duas estruturas de metal (o arco do aparelho e a tampa do braquete), o atrito é bem menor do que com a liga e, com isso, o alinhamento é mais rápido e com menos trauma.