Você sabia que o botox é um grande aliado contra o bruxismo?
A toxina botulínica ganhou fama ao disfarçar rugas de expressão e flacidez no rosto. No entanto, nem todo mundo sabe que a substância é capaz de ser uma aliada em tratamentos odontológicos.
Aqui no blog da Dental Arte já falamos sobre como o botox pode resolver o sorriso gengival, né? Dessa vez, o assunto é a utilização da aplicação de botox como recurso terapêutico em casos de bruxismo.
Esse é o nome dado ao ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, principalmente durante o sono noturno. Pode parecer banal, mas é uma doença séria e que merece atenção.
O problema provoca um desgaste nos dentes, assim como dor na musculatura durante a mastigação, crescimento exagerado dos músculos da face e dores de cabeça constantes.
A causa do bruxismo, na maioria das vezes, é emocional, mas cabe ao dentista resolvê-lo. Uma das maneiras é com o uso de botox, um tratamento simples e que livra o paciente de dormir com placas protetoras nos dentes.
Na odontologia, a toxina botulínica age paralisando o músculo, deixando-o sem força para apertar ou ranger os dentes.
O procedimento é simples e seguro e não oferece nenhum comprometimento motor da boca. A aplicação é feita nos principais músculos de mastigação com agulhas superfinas, semelhantes às usadas para injetar insulina.
Assim como quando usado para fins estéticos, o botox na odontologia tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para a continuidade do bom resultado.