O bruxismo é um hábito involuntário de apertar ou ranger os dentes que atinge tanto adultos como crianças. E pode acontecer tanto durante o sono quanto quando a pessoa está acordada. Segundo a OMS 40% da população brasileira sofre com o problema.
Dessa forma, se você acorda frequentemente com uma sensação de tensão na mandíbula, pode estar sofrendo com o problema. Mas a grande dúvida da maioria das pessoas é como saber se o problema é bruxismo? Por isso, vamos te explicar um pouco sobre o bruxismo.
Tipos de bruxismo: diurno e noturno
Geralmente o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes acontece durante o sono. E pode ter origem física ou emocional. Logo, isso faz com que você acorde com dores na mandíbula e de cabeça.
Mas esse problema também pode acontecer enquanto a pessoa está acordada. O bruxismo diurno normalmente está relacionado às atividades que exigem esforço físico ou muita concentração. Dessa forma é importante ir ao dentista para ver o que pode ser feito.
Quais as principais causas?
A causa exata do bruxismo ainda não é conhecida. Entretanto, alguns estudos apontam que o distúrbio pode ocorrer por diversos fatores. O mais comum é por problemas emocionais. As vezes o problema pode ser por outo motivo. Confira alguns deles:
- Estresse e ansiedade: Como já falamos pode estar relacionado aos problemas emocionais. Dessa forma, aumenta quando o paciente passa por momentos de mais pressão ou crises de ansiedade.
- Má formação: Dentes desalinhados atrapalham o fechamento correto da boca, o que favorece para o problema.
- Idade: É muito comum em crianças dos 6 e 7 anos desenvolverem o bruxismo. A causa mais comum é por causa de dores no ouvido que ocorrem muito nessa idade.
- Substâncias estimulantes: Exagerar na cafeína, no cigarro, no álcool e outras drogas, também pode desenvolver o problema.
- Medicamentos: Pode aparecer como efeito colateral de alguns medicamentos antidepressivos.
- Genética: Pode ser um caráter passado de pai para filho.
Como tratar?
Primeiramente, para saber qual o melhor tratamento você deve ir ao dentista. Ele vai analisar e fará exames para saber o que provocou o bruxismo. Da mesma forma, saberá qual o melhor tratamento para você.
O método mais comum é a placa dentária de proteção, que é usada durante a noite para restringir os movimentos da mandíbula. Além disso, existem outros tratamentos como a toxina botulínica, o aparelho ortodôntico para correção da mordida, os medicamentos, a fisioterapia facial e até as técnicas de relaxamento muscular.
Por isso, é importante ir com frequência ao dentista. Agende a sua consulta na Dental Arte!