Que nosso sorriso é como um cartão de visitas, todos já sabemos. Um belo sorriso abre portas, mas além dele nosso hálito precisa estar em dia. Por conta disso, hoje vamos conversar sobre o mau hálito e formas de evitá-lo.
Apesar de ser uma situação desagradável, não é necessário se desesperar. Primeiro é necessário identificar de onde o problema vem. Feito isso, é fácil encontrar formas de resolver ou, pelo menos, controlar a situação.
O que causa o mau hálito?
Primeiramente, vamos esclarecer que o mau hálito matinal não é considerado halitose. A halitose é um mau hálito crônico, ou seja, é persistente e não sai mesmo após a higiene bucal. Esse problema se torna algo constrangedor para quem sofre com ele, ao ponto de não ser mencionado nem mesmo ao dentista.
Apesar de 85% das causas da halitose ser orais – como cáries e problemas na arcada e gengiva -, ainda há outros motivos. Uma alimentação rica em proteínas e deficiente em carboidratos, temperos fortes consumidos constantemente podem comprometer o hálito.
O tabaco também pode desenvolver esse mau hálito crônico, além de ingestão excessiva de café e bebidas alcoólicas. Casos de problema no estômago ou pulmão, além das amídalas também podem gerar halitose. O primeiro passo é tentar identificar a causa.
Como combater a halitose?
Antes de mais nada, é importante não ter vergonha de conversar com seu dentista. Ele está pronto para ajudar você. Com ajuda do profissional, vai ser possível identificar se seu mau hálito é originado na boca ou não. No entanto, antes mesmo de realizar uma avaliação, preste atenção aos seus hábitos.
- 1. Avalie sua escovação cotidiana e preste atenção na limpeza da língua, pois grande parte das bactérias se fixa nela. Se notar que ela está com uma coloração branca, é um alerta para um possível caso de halitose.
- 2. Além disso, é importante prestar atenção na alimentação. Beber bastante água durante o dia e comer alimentos como frutas e cereais, ajudam a melhorar o organismo. Depois de realizados esses cuidados, mas o mau hálito permanecer, é preciso buscar um dentista.
Aqui na Dental Arte há diversos profissionais, em todas as unidades, prontos para ajudar você. Agende uma avaliação gratuita.