Primeiramente, é importante saber que a gengiva precisa de atenção. Como já falamos antes, a higienização e saúde bucal vão muito além de, apenas, escovar os dentes. É uma série de ações que determinam uma boca mais saudável.
Além disso, diferente de outras partes da boca, a gengiva deixa claro quando não está saudável.
SAÚDE DA GENGIVA E SAÚDE BUCAL
Antes de tudo, alguma vez você estava escovando os dentes e notou um sangramento? Possivelmente isso seja gengivite. Quando a gengiva não está saudável, esse é o principal sinal. Ele, geralmente, está ligado a uma limpeza ineficaz ou insuficiente.
Por conta disso, o primeiro – e mais importante – passo para manter a gengiva saudável é uma limpeza eficaz. Nesse sentido, escove bem os dentes, passe fio dental e enxaguante bucal, e limpe a língua. Além disso, periodicamente, faça uma limpeza dentária com seu dentista.
Cuidados básicos com a gengiva
É importante ter em mente que seus hábitos interferem na saúde da sua gengiva. Desde sua higienização, como também a alimentação, por exemplo. Alimentos gordurosos ou muito doces, costumam contribuir para o acúmulo da placa bacteriana.
A placa, quando surge e aumenta, pode causar gengivite, por exemplo. É daí que vem o sangramento durante a escovação. Por conta disso, preste atenção na sua alimentação e sempre mantenha uma boa higienização.
Ah, e não esqueça: pare de usar palitos de dente imediatamente. Ele pode ferir sua gengiva. Opte sempre pelo fio dental para realizar essa limpeza pós-refeição.
A higiene bucal importa
Já falamos um pouco, mas é sempre bom lembrar que a limpeza da boca ajuda. Passar o fio dental, realizar uma escovação com qualidade, usar enxaguante bucal. Em suma, todos esses hábitos ajudam a se livrar de bactérias e germes, melhorando a saúde da boca e da gengiva.
Por fim, mas não menos importante, nunca descarte uma ida ao dentista. Ele ajuda a manter a saúde sob controle, com qualidade profissional. A limpeza clínica auxilia na higienização mais profunda e outros problemas podem ser detectados.