Manter a higiene bucal é algo que vai muito além de escovar os dentes e passar fio dental. É necessário prestar atenção em alguns detalhes para manter uma boa limpeza. E um desses detalhes é a escova de dente certa a se usar.
Assim como a pasta de dente, sobre a qual já falamos, a escova também conta com alguns tipos diferentes. Cada um deles é utilizado para uma função específica na limpeza. Por conta disso, é sempre importante consultar um especialista. Você pode agendar uma avaliação aqui na Dental Arte.
Hoje vamos conhecer alguns tipos diferentes de escova de dente e para que servem.
Escova manual
A escova manual é a mais comum. Essa é a escova de dente que, normalmente, as pessoas usam. No entanto, apesar de ser a mais comum, ela também precisa de atenção. Especialistas afirmam que é necessário optar por aquelas com cerdas mais redondas e macias. Além de melhorar a limpeza, ela não machuca a gengiva.
Mas atenção: use-a de forma correta para uma melhor limpeza.
Escova elétrica
A escova elétrica é uma alternativa para facilitar a limpeza. Com diferentes níveis de força e velocidade, ela não necessita de movimentos do usuário. Além disso, ela conta com formas de escovação especiais e até massagem na gengiva. Dessa forma, a limpeza e o cuidado ficam ainda maiores.
Escova de dente ortodôntica
Essa é a escova de dente indicada para quem usa aparelho, principalmente os metálicos. Afinal, com o aparelho em boca, fica difícil realizar a limpeza diária. Por conta disso, a escova ortodôntica é uma ótima opção. Ela tem as cerdas em formato de “V”, melhorando a limpeza, mesmo sobre o aparelho.
Esse formato diferente ajuda a limpeza áreas dos dentes sem precisar se preocupar com a escova trancando no aparelho. Dessa forma, a higiene não é afetada durante o tratamento.
Outra ideia para quem usa aparelho são as interdentais. Esse tipo de escova de dente é mais longo e tem cerdas menores, ideal para fazer uma limpeza melhor em áreas