Escova de Dentes Elétrica x Modelo Tradicional
Provavelmente, você já ouviu falar sobre a escova elétrica. Elas estão cada vez mais populares e dominando as prateleiras de farmácias e supermercados. Porém, por apresentar um custo mais alto, fica a dúvida: elas valem a pena?
Combate contra a Gengivite
Recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, aponta que a escova de dentes elétrica com movimentos automáticos de rotação e oscilação são melhores para remover a placa bacteriana. Assim, reduz o risco de desenvolver gengivite.

Gengivite é aquela doença que deixa as gengivas inchadas, retraídas e, às vezes, sensíveis ou que sangram com facilidade.
Benefícios da Escova Elétrica
Além disso, suas cerdas possuem vantagens quanto ao modelo tradicional. Isso porque, elas permitem alcançar partes dos dentes que as escovas tradicionais não atingem. Portanto, as escovas elétricas são especialmente indicadas para pessoas que apresentam dificuldades motoras ou idade mais avançada.
Mas cuidado: movimentos inadequados podem causar prejuízos à saúde bucal, machucando a gengiva e enfraquecendo os dentes. Além disso, alguns modelos de escova de dentes elétrica não se limitam a mexer suas cerdas de um jeito padronizado com o apertar de um botão. Hoje em dia, há escovas que vêm acompanhadas de um timer para auxiliar no controle do tempo. Consulte o seu dentista sobre a necessidade de adesão desta tecnologia.
Sendo elétrica ou manual, o importante mesmo é lembrar-se de que uma boa saúde bucal depende de frequência e regularidade na escovação. Movimentos feitos corretamente estão também entre os itens essenciais, além do uso do fio dental e do enxaguante bucal.
E a escovação dos pequenos?
A higiene da gengiva é um bom começo para acostumar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse escovar os dentes que estão a nascer. A fim de que você nunca se esqueça da higiene bucal do seu pequeno, incorpore o comportamento à rotina de cuidados do neném à noite, antes de dormir.
No início, diversas mães acham mais simples higienizar os dentes do recém-nascido com gaze ou com um paninho enrolado no dedo. Uma dedeira, vendida em farmácias e lojas específicas, também é capaz de ser uma boa alternativa. Lembre-se de fazer uma boa higiene na peça (ela tem a necessidade de ser esterilizada).
Faça a transição para a escova de dentes quando os primeiros dentinhos surgirem. A primeira escova de dente da criança tem que ter cerdas macias e uma cabeça pequena. Para que assim deseja mais fácil e segura a escovação.
Acesse o nosso blog sobre saúde bucal e fique por dentro de dicas e novidades: Clique Aqui!