A Extração de Siso, ou o também conhecido “dente do juízo”, pode parecer um pouco desafiadora. Porém, você sabia que com a evolução da Odontologia, a técnica foi modernizada? Além disso, tem uma rápida recuperação que leva, em média, de três a sete dias.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso conteúdo! Tire suas dúvidas e perca o medo!
Quando a extração de siso é necessária?
Os dentes siso são um dos últimos dentes a nascerem na arcada dentária. Conhecidos como molares, ficam 2 na arcada superior e 2 na inferior. Sendo assim, é comum que seja necessário removê-los. Isso porque, muitas vezes, não há espaço o suficiente para o seu crescimento.
De maneira geral, recomenda-se a extração por volta dos 18 anos, quando os tecidos da boca ainda estão macios. Porém, caso o nascimento ocorra após a maior idade e não haja espaço na boca, é preciso arrancá-los da mesma maneira. Contudo, o pós-operatório exigirá alguns cuidados extras.
Veja abaixo as principais indicações para a extração:
a) Falta de espaço para que ocorra a erupção dos sisos
b) Presença de infecção que envolva uma grande parte do dente ou dos ossos
c) Incapacidade de higiene adequada
d) Indicações protéticas e ortodônticas
Principais cuidados após a remoção dos sisos
Primeiramente, compressas com gelo podem ser ótimas alternativas para aliviar a dor e o inchaço na região. Outra dica importante é manter uma dieta líquida ou pastosa. Prefira consumir sucos naturais e sopas.
Antes de mais nada, alimentos quentes devem ser evitados já que podem prejudicar a cicatrização e ocasionar sensação de inchaço ou incômodo. Do mesmo modo, não esqueça de realizar a higiene bucal devidamente. Porém, nada de utilizar enxaguantes bucais a base de álcool. Não fume e não beba bebidas alcoólicas, que podem prejudicar a recuperação.
Finalmente, após uma semana, em média, você já pode retornar ao dentista. Assim, o profissional irá retirar os pontos e conferir se a cicatrização ocorreu da maneira esperada.
Quer saber mais? Então, agende sua avaliação com um especialista.