Fio Dental: é tudo igual?

Embora a escovação seja essencial para a limpeza dos dentes, a verdade é que só ela não é o suficiente. Isso se deve ao fato que nem sempre dá para acessar o espaço existente entre os dentes apenas com a escova. Por isso, é fundamental o uso do fio dental.

Mas na hora de comprar o fio dental você sabe a diferença entre eles? Ou apenas escolhe o mais barato por que “eles são todos iguais”? Separamos cinco modelos diferentes para te mostrar que fio dental não é tudo igual. Além disso, eles são uma importante ferramenta para combater proliferação de bactérias na boca. Confira:

Quais são os principais tipos de fio dental?

Atualmente, existem vários tipos de fio dental, cada um para um caso específico. Por isso, reunimos alguns modelos que vão te ajudar na hora de concluir a sua limpeza oral.

Monofilamento

O nome já diz tudo, ele tem um filamento único de fio e costuma ser bastante útil para a limpeza da boca. A fita é mais larga e consegue remover restos de alimento entre os dentes com mais agilidade. Por isso, esse fio tende a ser mais caro e um pouco mais rígido que os demais. Ele não é indicado para pacientes com muito espaço na dentição.

Multifilamento

É indicado para quem tem dentes muito juntos e até sobrepostos ou encavalados, já que o fio de multifilamento apresenta várias fitas. O material é maleável e se adapta ao formato da dentição. Porém, é preciso ter cuidado e usá-lo com bastante sutileza, já que o fio pode desfiar ao passar pela dentição.

Passa fio

É similar a uma agulha de plástico curvada. Ele é indicado para quem usa aparelho fixo ou faz tratamento com próteses dentárias. Ele auxilia na limpeza de áreas com difícil acesso por causa de dispositivos ortodônticos.

Fio dental com haste

Ele é feito em material plástico e tem uma extremidade curvada que dá suporte ao filamento. A haste fica na outra ponta e parece um pequeno palito, que remove os alimentos na dentição sem comprometer a gengiva. O produto desliza facilmente entre os dentes, assim, deixa uma sensação de frescor na boca junto de uma boa escovação.

Super floss

O super floss se divide em três partes, a primeira é uma extremidade permite a limpeza em dispositivos ortodônticos. Logo vem as fibras que limpam as superfícies dentais e, por último, os filamentos que não deixam restos de alimento entre dentes e gengivas. A principal indicação é para pacientes com aparelho ortodôntico, pontes, implantes e coroas dentárias.

Por que utilizar periodicamente o fio dental?

Os fios dentais conseguem limpar áreas que a escovação não alcança. Como por exemplo os espaços entre os dentes, nos quais ocorre acúmulo de alimentos, que pode formar placa bacteriana.

A placa aparece com a multiplicação de milhões de bactérias que vivem na boca, alimentando-se de restos de comida. Com isso aumenta também a produção de toxinas e ácidos, que deixam os dentes vulneráveis a cáries e atacam a gengiva. Entretanto, o uso eficiente de fio ou de fitas dentais previne a cárie e evita, ainda, inflamações na gengiva, inchaço, vermelhidão, dor e sangramento na região.

Como utilizar corretamente?

Com a higiene diária, você previne problemas na gengiva e remove o acúmulo de restos de alimentos que geram a placa bacteriana. Se você tem dúvidas de como utilizar corretamente o fio dental confira as nossas dicas:

  • Enrole 40 cm do fio em cada dedo médio, para que sobre 10 cm;
  • Com o indicador e o polegar de ambas as mãos, deslize o fio entre os dentes, higienizando a região próxima às gengivas;
  • Leve o fio na base dos dentes, mas cuidado para não fazer a higienização com movimentos bruscos;
  • Faça movimentos de trás para frente e retire o fio cuidadosamente da dentição.

Para conquistar um sorriso perfeito, você deve fazer uma boa higienização da boca. Além disso, não esqueça de ir ao dentista regularmente. Para mais dicas como essas siga a Dental Arte nas nossas redes sociais.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

Nome
Telefone
Unidade
Tratamento
Data Desejada
Turno Desejado

Ao clicar em "AGENDAR AVALIAÇÃO" eu concordo com os Termo de uso da política de privacidade da Dental Arte.

Seus dados estão seguros conosco.