Após realizar qualquer procedimento cirúrgico, é importante seguir as orientações do médico especialista. Nos tratamentos dentários não é diferente, a cima de tudo, o cuidado com os alimentos pós-procedimento, são cruciais. Sendo assim, vamos falar mais sobre o que comer após implante dentário.
Por que cuidar da alimentação após o implante dentário?
Certamente, por ser um procedimento cirúrgico, requer um determinado tempo para a recuperação total dos tecidos. Assim que realizado, a área ainda não suporta a pressão da mordida nem a rigidez de alguns tipos de comida. Portanto, não é permitido consumir o que quiser.
Algumas consistências, temperaturas e pHs são nocivos à região operada e prejudicam a recuperação do organismo. Da mesma forma, existe consistências e temperaturas que contribuem para o conforto alimentar, nesse momento pós-cirúrgico. Até mesmo para a cicatrização e redução de vermelhidão e inchaço. Confira abaixo um pouco mais sobre estes aspectos!
Diminui a dor e o incômodo
Após a colocação do implante dentário, a região estará sensível, logo será difícil se alimentar. Por isso, o dentista recomenda ingerir comidas mais pastosas e frias. Pois as comidas geladas produzem um certo alívio e conseguem diminuir o inchaço da boca. Gerando assim, mais conforto na hora de mastigar.
Auxilia na recuperação
Nas primeiras 48 horas, o paciente precisa fazer uma dieta líquida, pastosa e gelada a fim de acelerar a cicatrização. Isso é muito importante devido ao procedimento orgânico intitulado de Osseointegração. Ele ajuda a reconstruir tecidos bucais, como o osso alveolar, fazendo a junção do pino metálico do implante ao organismo da boca e promovendo a recuperação.
Restos de comida devem ser evitados
É necessário cuidar ao máximo os restos de alimentos que ficam após as refeições. Principalmente na área em recuperação, porque tais resíduos podem atrair bactérias capazes de gerar uma infecção. Como o lugar ainda está vulnerável e a ferida é fácil de ser aberta. Se ocorrer a infecção, ela pode se agravar e atrasar a recuperação.
Importante evitar alimentos fibrosos e rígidos, consumindo só os mais pastosos e líquidos. Pois esses podem sair e se dissolver mais facilmente da boca apenas com a saliva.
O que comer após a colocação do implante dentário?
Nos tópicos anteriores, explicamos a importância de tomar cuidado com a alimentação no momento pós-cirúrgico e indicamos alguns tipos de alimentos para se consumir nessa fase de recuperação. Neste, vamos dar alguns exemplos mais concretos para sua dieta.
Primeiramente, beba bastante água! Isso é necessário em uma situação comum, então é mais ainda em um momento pós-cirúrgico. Agora, confira uma lista de alimentos permitidos:
- Biscoito amolecido com leite;
- Chás frios;
- Frutas (exceto as cítricas) macias, como banana, melancia, manga;
- Frutas (exceto as cítricas) amassadas ou cozidas, como pera e maçã;
- Gelatina;
- Leite (gelado) e iogurtes;
- Mingau (frio);
- Ovo cozido;
- Pão (amolecido com leite);
- Purês de batata ou de outro legume;
- Sopa fria (sem pedaços de legume nem de carne);
- Sorvete;
- Suco não cítrico;
- Vitamina.
Outros cuidados que você deve ter com os dentes
O ideal é evitar ao máximo usar o lado onde o implante dentário foi feito para mastigar ou morder. O fato de se alimentar de comidas mais pastosas e líquidas já vai ajudar bastante, então o esforço para mastigar será bem menor.
Os cuidados pós-cirúrgicos nesse primeiro momento são imprescindíveis para que os tecidos bucais responsáveis pela sustentação do implante se recuperem mais rapidamente e o implante tenha firmeza e estabilidade.
Como você pode conferir a lista com o que comer após implante dentário não é tão ruim assim, há coisas bem gostosas, como o sorvete. É verdade que algumas coisas sólidas não podem ser ingeridas, como é o caso do chocolate, mas é só durante um tempo, até você estar recuperado. Quanto mais você se cuidar, mais rápida será sua recuperação e logo estará sorrindo novamente!
Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Levar informação de qualidade para os seus amigos e familiares, também é uma boa ação.