No dia a dia, estamos sujeitos a diversos contratempos. Uma queda, um acidente ou um trauma podem causar alguns deles. Entre alguns dos acidentes que podem ocorrer, é possível que nos deparemos com a fratura de um ou mais dentes. Com o susto e a dor, vem a dúvida: “meu dente quebrou! O que posso fazer?”
A restauração dentária é uma rotina comum nos consultórios odontológicos. Com esse tratamento, é possível recuperar a forma e a função dos dentes afetados. Seja por algum problema como a cárie, acidente ou trauma, sua qualidade de vida pode ser totalmente restabelecida.

Meu dente quebrou! Será que tem conserto?
Não é uma situação agradável, sabemos. Para aliviar o desconforto, é possível utilizar gelo e gaze para diminuir o inchaço e a dor. Além disso, caso tenha sangramento, é fundamental contê-lo para evitar maiores problemas. E, claro, ir ao dentista assim que possível. Dessa forma, você evita prejuízos à sua saúde bucal.
Quanto às opções disponíveis para o tratamento de restauração, são várias. Depende do tamanho do dano causado ao dente. Então, veja as alternativas:
Polir
Se o dano foi leve, como na perda de um simples fragmento, não precisa se desesperar. É possível realizar o reparo de uma forma rápida, realizando o desgaste do dente, eliminando as imperfeições do seu dente e recuperando o formato original.
Restaurar
No caso de fraturas pequenas ou médias, a restauração é indicada. Feita com resina, é possível preencher a parte danificada e recuperar totalmente a função do dente afetado.
Coroa Dentária
Coroas dentárias são próteses parciais, indicadas justamente para situações em que o paciente danificou apenas uma parte do dente. Independente da causa, as coroas são utilizadas para devolver a forma original de todo o dente, englobando todas as faces dentárias. Além disso, restabelecem a aparência e a função de um dente que passou por uma grande perda em sua estrutura.
Caso o paciente precise utilizar a coroa dentária, é fundamental verificar com o dentista se não será necessário realizar o tratamento de canal. Afinal, com o interior do dente exposto, o procedimento pode ser exigido.
Implante Dentário e Próteses
“Meu dente quebrou! O dentista disse que vou precisar de um implante!”. Caso o dano seja tão extenso que necessite de um implante dentário ou de uma prótese, é fundamental discutir com um especialista quais são suas opções. Portanto, nada de deixar para depois: fraturas desse tipo podem causar danos à estrutura do seu dente. Além disso, impactam diretamente na sua qualidade de vida!
Quais os riscos de não recuperar o dente?
A falta de uma parte do dente ou, até mesmo, de um dente inteiro, pode causar diversos prejuízos. Assim, seja qual for a razão, é imprescindível buscar um dentista qualificado para auxiliar na restauração do elemento perdido.
Quer agendar sua avaliação com a gente? Então, clique aqui!