Os resultados do clareamento dental animam qualquer um, né? Dá vontade de sorrir para todo mundo e exibir sua felicidade e seus dentes branquinhos por aí! A sensação dos dentes mais claros é ótima para confiança e para a autoestima. Porém, para manter esse resultado, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com a alimentação.
Alguns alimentos excessivamente pigmentados podem provocar manchas e estragar os resultados do tratamento. Confira isso e também outras dicas no conteúdo que preparamos para você.
Que alimentos evitar após o clareamento dental?
A descoloração dos dentes e, portanto, o amarelamento, é associada ao processo de envelhecimento natural do dente. Porém, fatores relacionamentos a pigmentação da alimentação também podem influenciar no processo.
Alimentos ácidos e com excesso de corantes devem ser evitados. Por exemplo, o chocolate, amado por muitos, é um vilão do clareamento! Presente na rotina de boa parte dos brasileiros, o café também não deve ser consumido, pelo menos nos dois primeiros dias após o fim do tratamento. Chás, refrigerantes e alimentos ricos em corantes, como a beterraba e o molho de tomate industrial, também devem ser riscados da lista.
Para prolongar o efeito do tratamento, você precisa seguir à risca as recomendações do seu dentista. Deve-se manter uma boa rotina de higienização, com escovação ao menos três vezes ao dia, o uso de fio dental e enxaguantes. Lembre-se também de evitar os cremes clareadores. Eles podem fazer seu dente ficar ainda mais sensível.
Fique atento à sensibilidade
Além dos cuidados com a alimentação para evitar manchas após o clareamento, outra questão que também precisa da sua atenção é a sensibilidade nos dentes, que pode vir a acontecer. A sensibilidade é relativa a cada paciente e depende de inúmeros fatores. Portanto, é preciso relatar isso ao profissional para que ele tome as devidas medidas.
Tempo de duração do clareamento dental
Desde que o paciente cumpra todo o procedimento corretamente e siga as recomendações indicadas pelo dentista, o efeito do clareamento dental pode durar de 1 a 3 anos, no geral. Após esse período, você pode realizar o retoque do seu clareamento.
Outra vantagem: a cor inicial do seu dente jamais será a mesma. Portanto, na próxima vez que você passar pelo procedimento, ele será muito mais rápido. E no caso do clareamento caseiro, ele irá requer menor tempo de aplicação do gel. Entretanto, vale lembrar que para iniciar esse tipo de tratamento, você precisa passar por uma avaliação e garantir que está tudo em dia com sua saúde bucal.
Quer agendar sua avaliação? Entre em contato conosco!