Obturação: o que é?
O tratamento para eliminar cáries, também conhecido como obturação, é feito pelo dentista em uma clínica odontológica. O procedimento consiste na remoção da cárie e de todo o seu tecido infectado. Após isso, é feita uma cobertura da área com substâncias como resina, amálgama, porcelana ou ouro.
Acesse o post para saber mais!
Obturação de resina: quais são as vantagens?
O tratamento com resina composta costuma ser bem-aceito pelo corpo, já que compromete apenas a região afetada por cáries e tem um resultado estético mais natural. Diferentemente do tratamento com amálgama, que corrompe uma parte saudável do dente, a técnica dispensa o desgaste de áreas sadias da dentição. Assim, traz mais conforto para o tratamento.
Outra vantagem é o seu custo benefício em termos de valores e durabilidade!
Agende sua avaliação odontológica clicando aqui.
Minha obturação caiu. E agora?
As obturações são passageiras, ou seja, precisam ser trocadas ou reforçadas. Dependendo de vários fatores, incluindo higiene bucal, material utilizado e técnica do dentista. Por isso faça sua avaliação com um dentista especialista em obturação. Também pode haver a queda da obturação por fatores externos, como bater o dente ou morder um alimento duro como nozes, sementes e rapadura.
A restauração e a parte externa do dente (esmalte) protegem as partes internas do dente (dentina e a polpa). Elas respondem dolorosamente a diversos estímulos, por isso é tão importante o seu cuidado. Se uma restauração quebrou, essas partes internas ficam desprotegidas e as bactérias presentes na boca podem penetrar nas outras estruturas do dente.
Por isso, quando uma obturação cai, você deve buscar auxílio de um dentista – mesmo que não sinta dor. Para isso, a Dental Arte disponibiliza mais de 25 clínicas odontológicas completas para lhe atender.
E se eu não for no dentista?
- Bem, sua saúde bucal será prejudicada. Portanto, entre as complicações, é importante listar:
- 1) Aparecimento de dores de dente com maior frequência e intensidade;
- 2) Gengivite (inflamação da gengiva);
- 3 ) Exposição a cáries, que podem gerar a necessidade de tratamento de canal;
- 4) Em casos mais graves, pode ser necessária a extração do dente, o que, além de exigir o uso de próteses, pode afetar a autoestima do paciente.