Perdi um dente! Será que preciso de um implante dentário?

Traumas, acidentes e, principalmente, problemas na saúde bucal, são alguns dos fatores que causam a perda dentária. Se for um dos dentes da frente, então, além da sua saúde, a autoestima pode ficar extremamente prejudicada. E aí, surge a dúvida: perdi um dente! Será que vou precisar de um implante dentário? Como isso funciona?

Saiba que pode ser bem mais simples do que você imagina! O implante dentário, quando feito por profissionais capacitados, pode ser a solução para recuperar sua saúde e confiança para sorrir sem medo! Veja como:

Perdi um dente: como o implante pode me ajudar?

Ao perder um dente, além do desconforto físico, é natural sentir receio e a insegurança ao sorrir. Isso porque, como o sorriso é um dos nossos principais cartões de visita, ficamos com a impressão de que todo mundo nota o dente ausente.

Para solucionar esse problema, o implante dentário é a solução. Ele atua como a raiz do dente perdido, instalado dentro do osso da gengiva. Agindo como um suporte para as futuras restaurações que seu dentista indicar, o implante recupera a segurança para falar, mastigar e sorrir.  

Portanto, o implante atua como uma base, sustentando o dente substituto e dando mais confiança para sua rotina!

Como funciona para colocar um implante?

Os pacientes geralmente pensam: perdi um dente! E agora? Como funciona?

O implante dentário pode ser feito de duas maneiras. Caso o paciente tenha uma excelente saúde bucal e o dentista avalie que é viável, é possível fazer a carga imediata. Sendo assim, de forma mais rápida, é possível substituir o dente perdido.

Após a cirurgia para a colocação do implante, o paciente já sai com um dente provisório fixo. Dessa maneira, é mais fácil esperar até a confecção da prótese definitiva, que ocorre um mês depois do procedimento.

A outra opção requer um pouco mais de tempo. Feita pela maioria dos profissionais, a maneira convencional requer alguns passos a mais. Primeiro, é feita uma avaliação, onde o dentista encaminha o paciente para a realização de diversos exames. Após isso, caso não seja constatada a necessidade do enxerto ósseo – saiba tudo sobre ele clicando aqui –, é feita a colocação do implante.

Após a cicatrização, o paciente precisa passar pela osseointegração, como é chamado o tempo de integração do osso com a peça de titânio. Isso pode ocorrer em até seis meses. Portanto, após o período, já é possível colocar seu novo dente e recuperar seu sorriso!

Cuidados anteriores à cirurgia

Existem diversas dicas para os cuidados que se deve ter após a cirurgia do implante dentário. Inclusive, você pode tirar suas dúvidas com o vídeo da Dra. Laura Pasqualotto, cirurgiã-dentista em nossa unidade da Assis Brasil, em Porto Alegre:

Mas, para que tudo corra da maneira esperada, é preciso tomar alguns cuidados antes do procedimento. Você pode pensar: “perdi um dente faz faz tempo! Será que dá para recuperar?”

Caso a perda dentária já tenha ocorrido há algum tempo, é importante manter a área sempre bem higienizada e procurar o profissional assim que possível para evitar mais danos à saúde bucal. Além disso, a realização de uma limpeza dentária é indicada. Isso porque ela auxilia, por exemplo,a garantir que não existam bactérias na região da cirurgia. 

Produtos específicos para bochechos também podem ser recomendados pelo dentista. Por isso, faça uma consulta prévia e tire todas as suas dúvidas com o profissional. Em primeiro lugar, esse é o primeiro passo para garantir que o implante seja um sucesso! 

Quer saber mais? A Dental Arte tem mais de 25 clínicas distribuídas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina! Clique aqui e preencha o formulário para que nossa equipe entre em contato com você!

Portanto, não perca tempo: agende sua avaliação e comece 2020 sorrindo com a Dental Arte!

Siga-nos no Instagram e curta a página no Facebook!

 

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado