Periodontia: o que a especialidade trata?

02/03/2020

Quando pensamos em saúde bucal, a primeira coisa que passa pela nossa cabeça são os cuidados com nossos dentes. Fundamental, né? Porém, não é a única coisa que deve ser levada em consideração. A saúde das gengivas, por exemplo, precisa de bastante atenção! Por isso, existe a Periodontia, especialidade responsável por cuidar dessa região, garantindo que as doença fiquem longe!

Periodontia: o que é?

O profissional especialista em Periodontia foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o tecido gengival. Problemas como a gengivite e a periodontite são alguns dos que podem afetar a região. Elas podem, inclusive, prejudicar a saúde geral do organismo se não forem tratadas corretamente.

Leia mais: O que fazer para parar a dor de dente?

Quando é necessário procurar um especialista em Periodontia?

A gengiva é o tecido que reveste o osso e dá sustentação ao dente e, portanto, precisa de cuidados especiais. Mesmo que muitas pessoas não deem a devida atenção à essa região, é importante ficar sempre atento a qualquer sinal que fuja do normal.

Os problemas gengivais, dependendo da sua gravidade, correm o risco de comprometer todo o tecido de suporte dos dentes, podendo levar a perda dentária. Por isso que, quando acontecem infecções ou inflamações na região, o profissional especializado em periodontia é quem pode ajudar. Ele fará uma análise minuciosa do caso em questão para enfim indicar o tratamento mais adequado.

Gengivite

Notou sangramento na gengiva após escovar os dentes ou passar o fio dental? Isso pode ser sinal de gengivite. Apesar de comum, a ocorrência deve ser monitorada e, em caso de dor ou inchaço, buscar imediatamente a ajuda profissional. Caso a inflamação não seja tratada corretamente, ela pode evoluir para sua próxima etapa: a periodontite. Nesse caso, as complicações são maiores. Para evitar que isso aconteça, fique de olho na sua saúde bucal!

Sorriso branco com espelho de dentista

A gengivite é uma inflamação que ocorre principalmente devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Isso acontece quando a higiene é feita de forma inadequada e ineficaz. Além disso, somente a escovação não é suficiente para remover a placa. Afinal, ela consiste em restos de alimentos não removidos durante a higienização, em conjunto com as bactérias da região bucal.

Em casos mais avançados, é possível ter mau-hálito e até mesmo retração gengival. O problema consiste na diminuição do tecido gengival, o que faz com a raiz do dente fique mais exposta, consequentemente deixando-o mais sensível.

Atenção: Anda rangendo os dentes? Pode ser sinal de bruxismo

Periodontite

Como dito anteriormente, a periodontite é um estágio mais avançado da gengivite. Ela afeta consideravelmente os tecidos de suporte ao dente e ligamento periodontal. Entretanto, diferente da gengivite, a doença periodontal envolve a perda de osso em volta do dente, mais especificamente na raiz dele, onde é sustentado. Isso significa que se a doença não receber os cuidados devidos, são altas as chances de o paciente perder o seu dente.

Periodontia: saiba para que serve a especialidade

Leia mais: por que é importante ir ao dentista?

Assim como a gengivite, a principal causa para a periodontite é o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes. Porém, esse não é o único motivo para que a doença se manifeste. A má oclusão também pode ser uma das causas para isso. Afinal, não há o encaixe perfeito entre os dentes, então o acúmulo de restos alimentares é facilitado. Além disso, o acúmulo de tártaro, problemas com cáries, uso de medicamentos fortes (como antibióticos) e até mesmo o hábito de fumar podem ser fatores desencadeantes para o desenvolvimento da periodontite.

Por se tratar de uma evolução da gengivite, as duas doenças são facilmente confundidas. O único porém é que a periodontite se manifesta de forma mais agressiva. Ela deixa a região da gengiva ainda mais vermelha – e em alguns casos, até mesmo roxa! Além disso, a sensibilidade dentária é mais perceptível. Também é importante prestar atenção se os dentes estão com maior mobilidade ou não. Isso porque, a tendência é que eles fiquem mais “moles”, devido ao comprometimento da estrutura de suporte.

Não deixe de conferir: Veja oito dicas para manter sua saúde bucal em dia!

Prevenção é o melhor tratamento

Parece clichê, não é mesmo? Mas, para garantir um sorriso saudável, a melhor maneira é saber cuidar! Por isso, a prevenção é a palavra-chave. Se você manter uma rotina de cuidados adequados com sua saúde bucal, fica mais fácil evitar problemas como a gengivite e a periodontite. 

Leia mais: Saiba a importância da limpeza dentária

Além da rotina diária de escovação, com uso do enxaguante bucal e fio dental, mantenha as visitas regulares ao dentista. Só o profissional pode realizar a limpeza dentária e garantir que os restos de alimentos e o acúmulo das placas bacterianas sejam eliminados.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado