Quais são os problemas que afetam os dentes de leite?

19/07/2019

Já sabemos que a infância é a época mais importante para estimular às boas práticas de higiene bucal. Desde cedo, portanto, é fundamental ter muita atenção para evitar doenças como a cárie, que se não tratadas, podem evoluir problemas mais graves. Por isso, antes mesmo dos primeiros dentes de leite estarem presentes, mantenha uma rotina de limpeza.

Os problemas que afetam os dentes de leite são basicamente os mesmos que afetam os permanentes. E não devem ser descartados: mesmo que os dentes de leite não acompanhem as crianças pelo resto da vida, doenças não tratadas podem prejudicar a chegada adequada da dentição permanente.

Quais problemas afetam os dentes de leite?

A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas na saúde bucal de qualquer pessoa. Porém, nessa fase da vida, alguns deles podem ser inevitáveis. Em suma, os principais problemas são, em geral, as cáries e algumas anomalias genéticas e de formação do esmalte e da dentina, por exemplo.

Além das consultas periódicas ao odontopediatra – dentista especialista na saúde bucal das crianças –, é preciso iniciar a higienização desde a época em que o bebê possui apenas as gengivas. Ela é iniciada com a gaze e a água, utilizadas para limpar a região.

Fluorose dentária também é afeta os dentes de leite

A escovação dos dentes em excesso pode causar a chamada fluorose dentária. Isso ocorre porque a abundância de flúor presente nos cremes dentais pode ocasionar os dentes manchados. Como o aspecto das manchas acabam variando entre marrom ou amarelo, ela pode ser confundida com cárie. Porém, elas representam problemas totalmente diferentes. Portanto, é fundamental que ao sinal de qualquer anormalidade nos dentes das crianças, os responsáveis busquem orientação profissional.

Ida ao dentista previne problemas com os dentes permanentes

Caso a criança já tenha sofrido com alguma lesão provocada por cáries, é necessário remover o tecido com problemas para restaurar o dente. Em casos de lesões mais profundas, é recomendado tratar o canal, para eliminar de vez o foco da infecção e manter o dente de leite saudável até que o permanente esteja pronto para substituí-lo.

Higiene bucal evita problemas que afetam os dentes de leite

Que a higiene bucal é indispensável, isso é fato. Porém, é preciso cuidar as recomendações que devem ser seguidas em cada fase da vida. Por exemplo, a erosão dentária, problema que causa a diminuição constante da espessura do esmalte do dente, é uma das doenças que pode afetar a região no caso da escovação inadequada. Portanto, o ideal é usar escovas adequadas à idade, de tamanho pequeno e cerdas macias. Além disso, ensinar desde cedo que a escovação deve ser feita de maneira delicada, para evitar possíveis desgastes e machucados.

Procurando odontopediatra em Porto Alegre? Clique aqui e agende agora mesmo sua avaliação gratuita!

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado