Quais são as causas e os tratamentos do bruxismo?

12/06/2019

Dor de cabeça ao acordar, músculos da mandíbula doloridos… Tudo isso pode ser sinal de bruxismo, que é caracterizado pelo ranger e forte apertar dos dentes de maneira involuntária.  O bruxismo é uma desordem funcional e, se não tratado, faz com que os dentes doam ou fiquem soltos, e além disso, pode afetar ossos e gengiva. Mas com tratar o bruxismo?

Saiba mais: Fio dental: qual o tipo certo para você?

Como saber que tenho bruxismo?

Por ser um hábito inconsciente, muitas pessoas podem nem mesmo perceber que estão pressionando os dentes, até que alguém reclame do ranger excessivo. Outras descobrem durante exames rotineiros, onde o dentista percebe que os dentes estão desgastados ou que o esmalte dentário está rachado.

Mas por conta própria, é importante estar atento a sinais como: dor na face, na cabeça e no pescoço. Por isso, é importante manter suas visitas ao dentista em dia. Acima de tudo, só o profissional poderá determinar se essas dores são causadas pelo bruxismo.

Causas do bruxismo

Existem várias causas possíveis. O estresse diário é uma das maiores razões. Nervosismo, irritação e ansiedade podem mexer com diversos aspectos da nossa saúde e isso pode se refletir no ranger dos dentes. Por exemplo, outras possíveis causas incluem distúrbios do sono, problemas na mordida e dentes desalinhados. Em crianças, pode ser alguma irritação na boca ou alergias.

Tratamentos para o bruxismo

Além de evitar alimentos duros como balas e nozes, é importante beber bastante água e massagear seus músculos do pescoço, ombros e face com certa frequência.  Como resultado, isso pode ajudar a aliviar ou reduzir as dores.

O dentista pode indicar o tratamento apropriado, dependendo do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas sobre sua rotina e examinando detalhadamente seus dentes, é possível determinar a fonte potencial do bruxismo. Com base no grau dos danos causados aos seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir, portanto:

O uso de um dispositivo para dormir

Feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e, da mesma forma, os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

Encontrando meios de relaxamento

A tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, aplique uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face.

Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para igualar sua mordida

Uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado