A grande parte dos pais ou responsáveis fica na dúvida sobre a higienização bucal das crianças. É importante saber que os primeiros anos de cuidados dos dentes de uma criança vão influenciar muito na saúde bucal dela na fase adulta.
A maioria dos problemas bucais, em especial as cáries, aparece na infância. Por isso a importância de incluir check-ups odontológicos na rotina dos pequenos. Confira algumas dicas para melhorar a higiene bucal do seu filho:
Criando uma rotina familiar para melhorar a saúde bucal
As crianças precisam de rotinas e nada melhor para poder se criar um hábito saudável do que fazer isso junto da família. Portanto, escovem os dentes juntos, mostre para a criança como você faz e peça para ela fazer parecido.
Torne esse hábito agradável, isso vai proporcionar benefícios para o resto da vida de seus filhos. Mostre para seu filho que a dor de um dente é ruim e que a perda de um dente é irrecuperável e, principalmente, desnecessária.
Como deve ser feita a escovação?
Escolha uma escova de dentes com cerdas macias especificas para crianças ou bebês. Primeiramente, comece com pequenos passos para que a criança entenda o movimento. Além disso, utilize um creme dental com flúor e que tenha um sabor agradável para a criança.
Confira a quantidade de pasta de dentes:
- Crianças menores de dois anos: Use uma pequena mancha de pasta de dente.
- Crianças de dois a cinco anos: Utilize a quantidade do tamanho de uma ervilha.
Quais os problemas de uma má escovação?
Em muitos casos os problemas que acontecem com os dentes de leite podem afetar os dentes permanentes. Por exemplo, há chance de nascer com uma cor diferente, com defeito no esmalte, mais quebradiço ou enfraquecido.
Além disso, outro problema que deve ser cuidado é o bruxismo infantil. Esse incômodo pode se manifestar em crianças até os seis anos, acompanhando o crescimento dos dentes de leite. Por isso, é fundamental que você leve seu filho no dentista.