Um sorriso saudável vai muito além dos dentes retinhos e sem cáries. Isso porque, há outro fator bem impactante para sua saúde bucal, sabia? Existem diversos tipos de mordidas e, mesmo sendo algo que muitas vezes passa despercebido, pode causar diversos problemas a médio e longo prazo. Se você sente dores de cabeça recorrentes ou na mandíbula, esse pode ser o motivo. Confira nosso conteúdo e saiba mais!
Você pode perceber que há alguma disfunção em sua mordida em casa mesmo. No caso de uma mordida com má oclusão, por exemplo, você notará que sua arcada superior e inferior não se encontram. Isso pode ser um grave problema. Por isso, é preciso ir ao dentista e descobrir os tratamentos e opções para você estar sempre com a saúde bucal em dia!
Tipos de mordidas: identifique a sua
Para ter certeza se você possui ou não alguma disfunção na arcada dentária, é importante consultar o dentista. Por isso, nada de fazer diagnósticos em casa, viu? Apenas um especialista pode indicar se há necessidade de alguma correção.
Existem diversos tipos de mordidas. Entre elas, podemos citar as que possuem apinhamento, as abertas, cruzadas, com diastema e prognatismo, por exemplo. Veja cada uma delas:
Mordida com apinhamento
Você pode não conhecer por esse nome, mas já deve ter ouvido alguém dizer que tinha os dentes “encavalados”, né? Ocorre quando não há espaço suficiente para a acomodação de todos os elementos dentários. Neste caso, os dentes acabam ficando tortos. Além do visual, também pode trazer dores de dente, na mandíbula e de cabeça.
Mordida aberta
Nesta mordida, há falta de contato entre os dentes superiores e inferiores. Assim, ela pode causar prejuízos à mastigação, além de dores e desconfortos.
Mordida cruzada
Na mordida cruzada, os dentes superiores cobrem os inferiores. Assim, as arcadas dentárias ficam desalinhadas. A situação é bem grave e pode causar problemas de autoestima e prejudicar a harmonização facial. Pacientes com mordida cruzada também podem sofrer de bruxismo. Nesta condição, há o ranger excessivo dos dentes. Isso pode causar desgastes e prejuízos à estrutura dentária.
Diastema
Apesar de quase todas as mordidas envolverem a falta de espaço para o desenvolvimento adequado dos dentes, no diastema ocorre o contrário. Nele, os dentes frontais (de maneira mais comum), acabam tendo excesso de espaço entre eles. Pode prejudicar a estética e a mastigação.
Prognatismo
Uma das disfunções que mais afeta a estética, o prognatismo é notado quando a mandíbula fica a frente do maxilar superior. Isso causa uma projeção do queixo, deixando-o maior. Existem outras maneiras do prognatismo se apresentar. Por isso, é importante consultar um profissional para essa indicação e tratamento corretos!
Mas, afinal: quais são os tipos de mordidas corretas?
Pode parecer que sempre haverá um problema na mordida, certo? Porém, entre os tipos de mordida, existe uma que não causa prejuízos a nenhum aspecto da vida do paciente. Ocorre quando não há problemas no encaixe entre a arcada inferior e superior. Dessa forma, elas se tocam com a mesma pressão, fechando-as corretamente.
Será que eu preciso de aparelho dentário?
Com tudo que mencionamos, você deve estar se perguntando: será que a mordida incorreta indica que preciso de aparelho? A resposta pode variar. Em caso de crianças e adolescentes, por exemplo, o tipo de mordida pode influenciar na respiração, mastigação e na fala. Já em adultos, pode causar o desalinhamento, possíveis quebras e o ranger dos dentes. Por isso, os tratamentos odontológicos são variáveis.
Não necessariamente você terá que utilizar um aparelho ortodôntico. Alguns casos podem demandar cirurgias. Porém, apenas com exames de raio-x e análise clínica do dentista, é possível indicar o melhor tratamento para o seu caso. Portanto, não deixe de visitar regularmente o profissional. Dessa forma, você garante que sua saúde bucal está sempre em dia!
Uma boa saúde bucal também faz toda a diferença. Por isso, invista na escovação ao menos 3x ao dia, no uso do fio dental e enxaguantes. Além disso, faça limpezas periódicas. Elas impedem o acúmulo de alimentos e a formação de placas. Isso pode agravar o problema. E, não se esqueça: independente do seu tipo de mordida, é preciso manter bons hábitos. Por isso, cuide da sua saúde bucal!
Querendo ir ao dentista? Então, fale com nossa Equipe e agende sua avaliação! É simples, fácil e rápido. Portanto, estamos te esperando para sua avaliação!