A bichectomia é o procedimento que retira parcialmente ou por completo as bolas de Bichat. Sendo elas bolsas de gorduras localizadas entre o maxilar e a mandíbula de cada lado do rosto. Elas não têm função estrutural ou de sustentação. A cirurgia é conhecida como plástica da simetria facial, pois traz ao rosto curvas atraentes com uma aparência mais fina ao redor da boca, realçando as maças do rosto e a linha da mandíbula.
Como o procedimento é realizado?
A bichectomia é um procedimento simples, realizado com anestesia local, em consultório odontológico, que dura entre 30 minutos e uma hora. O procedimento não deixa cicatrizes na face, pois a retirada da gordura é feita através de micro incisões na parte interna da boca.
Efeitos Estéticos
Estima-se que a bichectomia ressalte as maças do rosto, deixando o mais fino em até 70%. Muitas pessoas não gostam do formato do rosto, porém têm medo de perder as “covinhas das bochechas” após a cirurgia. Essa “covinha” é causada pela inserção dos músculos que fazem a mímica da boca, os quais não são alterados. Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a bichectomia irá criar uma sensação de simetria no rosto, o deixando mais bonito e proporcional.
Para quem é indicado a bichectomia?
O procedimento é indicado para homens e mulheres que possuam o formato arredondado de rosto, que não estejam satisfeitos com suas bochechas, e por mais que emagreçam continuam com a face arredondada. O objetivo é deixar o rosto com maior simetria, mais magro, fino e bonito. A cirurgia é também indicada para quem morde a bochecha, situação que causa lesões doloridas na mucosa bucal. Além disso, a bichectomia atua na prevenção da flacidez que ocorre com a queda da bochecha, em função do peso da gordura de Bichat.
Quais são os benefícios da Bichectomia?
a) Diminui o volume das bochechas;
b) Melhora a autoestima;
c) A bichectomia pode trazer uma melhora na mastigação;
d) Deixa os traços do rosto mais finos e delicados;
e) Não existe necessidade de curativos, pois os pontos ficam dentro da boca;
Pós-operatório da bichectomia
Normalmente ocorre um inchaço na região, devido ao corte cirúrgico, que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria. O retorno às atividades normais em geral demora uma semana e a volta das atividades físicas depende da avaliação e indicação do profissional. Evitar a ingestão de alimentos muito duros pelo período mínimo de 48 horas e dar preferência a alimentos gelados para agilizar a recuperação.
Resultado da bichectomia
O resultado final só pode ser avaliado três meses depois da cirurgia. Muitas vezes, no entanto, com duas semanas já temos a visualização da melhora do desenho da face. A Bichectomia tem como resultado esperado, o afinamento discreto do rosto, deixando- o com aparência mais harmônica. Pessoas com bochechas maiores podem notar um contraste e afinamento maior.