Um dente que já passou por tratamento de canal está com cárie, e agora?

Dente cariado é sempre um problema sério e não dá para deixar para lá. Quando não é tratado com rigor, consequências graves podem aparecer. O tratamento de canal é necessário justamente quando uma cárie profunda não foi tratada. O procedimento, portanto, remove a polpa, eliminando toda a infecção do local.

Mas, imagine: há algum tempo, um dente precisou de tratamento de canal, devido à uma cárie. Agora, outra lesão cariosa está incomodando esse mesmo dente. O que fazer? O diagnóstico pode ser mais complicado. Isso porque quando um dente passa por um tratamento de canal, ele perde a capacidade de sentir dor. Com o atraso para reconhecimento da lesão, a cárie pode acabar com toda a estrutura do dente. É daí que vem a importância das consultas regulares ao dentista.

Dependendo do tamanho da cárie, o profissional vai avaliar se é possível apenas restaurá-lo com resina, se há necessidade de retratar o canal, ou, ainda, se é preciso fazer a extração do elemento dentário. Nesses casos a reposição dentária pode ser feita com prótese ou implante dentário.

 

Como evitar o surgimento de cárie em dente com tratamento de canal?

Todas as pessoas precisam ter cuidados com a higiene bucal. Aqueles que já passaram por tratamento de canal, no entanto, devem ter atenção redobrada. Isso inclui desde uma higiene bucal completa e regular – com fio dental, escova e enxaguante – até visitas preventivas ao dentista.

Há, porém, uma medida que ajuda a identificar problemas e doenças no sorriso. Trata-se do autoexame bucal. Ele é feito em casa, em frente a um espelho com boa iluminação. Nesse momento, o paciente deve observar os dentes, a gengiva, a língua e a bochecha.

AGENDE AGORA MESMO A SUA AVALIAÇÃO

    Nome
    Telefone
    Unidade
    Tratamento
    Data Desejada
    Turno Desejado